Profissionais do SUS de SC são capacitados pela Fiocruz para identificar doenças e acidentes de trabalho

Ação do MPT e entidades parceiras permite a identificação de casos e um diagnóstico preciso dos acidentes laborais no estado

Criciúma - Até dezembro, 225 servidores municipais da vigilância e saúde de Santa Catarina, de 18 macrorregiões do Estado, participam do curso de Vigilância em Saúde do Trabalhador para ampliar o conhecimento e sensibilizar os técnicos do SUS sobre a importância da área de ST.

O curso, ministrado pela Fundação Osvaldo Cruz - Fiocruz, é promovido pelo Ministério Público do Trabalho em Santa Catarina (MPT-SC), em parceria com a Diretoria de Vigilância em Saúde da Secretaria Estadual de Saúde de Santa Catarina e ACEST.

Foi estruturado levando em conta a realidade do território catarinense e de como estes profissionais podem utilizar o conhecimento do diagnóstico local de saúde para atuar com ênfase na vigilância, visando a promoção e a proteção da saúde dos trabalhadores e a redução da morbimortalidade decorrente dos modelos de desenvolvimento e dos processos produtivos dos setores econômicos do Estado.

A aula magna, no dia 22 de agosto, coube ao Procurador do Trabalho Bruno Martins Mano Teixeira, coordenador regional da Coordenadoria Nacional de Defesa do Meio Ambiente de Trabalho e da Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora (CODEMAT). Em sua fala, o procurador destacou a importância da realização de ações de vigilância em ambiente e processos de trabalho por parte das Vigilâncias Sanitárias municipais, cuja atribuição e obrigação é capacitar os servidores para identificar as doenças e acidentes laborais e, por consequência, produzir um diagnóstico preciso de casos e setores, e a partir daí desenvolver políticas públicas de prevenção.

Procurador Bruno M. Mano Teixeira
Procurador Bruno M. Mano Teixeira

Ressaltou-se, ainda, que cabe aos municípios capacitar os servidores da saúde para as ações de enfrentamento aos acidentes de trabalho no estado, que só no ano passado registro 46.813 acidentes de trabalho, ficando em quarto lugar no ranking nacional, segundo dados do SmartLab.

Este é o segundo curso em 2023 destinado aos profissionais do SUS de Santa Catarina.  Ele disponibiliza informações importantes, para subsidiar a construção dos planos municipais e estadual de saúde e para compreender a situação de Saúde do Trabalhador no território e traçar ações que venham a contribuir na melhoria da saúde da população trabalhadora.

Os recursos para a atividade desenvolvida à distância são provenientes da atuação do MPT-SC.

Fonte: Assessoria de Comunicação MPT-SC

(48) 32159913/ 98835-5654/ 99961-2861

Publicado em 31/08/2023

Imprimir