Mais de cem profissionais de SC serão capacitados para identificar casos de câncer relacionados ao trabalho

Florianópolis - Nos dias 04 e 05/10 Florianópolis será sede da “Capacitação para Vigilância do Câncer Relacionado ao Trabalho”, com especialistas do Instituto Nacional de Câncer. O evento ocorrerá de forma híbrida. No primeiro dia (04), presencialmente nos auditórios do Ministério Público do Trabalho e do Ministério Público Federal e com transmissão ao vivo pelo canal do YouTube do MPT/SC. O segundo dia (05), exclusivamente de forma presencial, será voltado para convidados da SES/SC com objetivo de implementar as ações de vigilância dos casos de câncer relacionados ao trabalho, bem como a notificação dos casos no Sistema de Informações de Agravos de Notificação – SINAN

Mais de cem profissionais dos CERESTs, dos Núcleos Hospitalares de Epidemiologia, das vigilâncias (epidemiológica, sanitária, saúde do trabalhador e ambiental), de Saúde Ocupacional, da Atenção Primária à Saúde, das Unidades de tratamento do Câncer, dos hospitais de alta complexidade para câncer, do programa de atenção e vigilância do câncer do estado e/ou municípios e dos cursos da área de saúde das universidades se inscreveram para a capacitação, de forma presencial.

A qualificação será feita pela epidemiologista Fernanda Nogueira da área técnica do INCA no Rio de Janeiro, atualmente coordenadora do curso de educação à distância em Vigilância do Câncer relacionado ao Trabalho e pela tecnologista do INCA Ubirani Otero, gerente da Área Técnica Ambiente, Trabalho e Câncer da Coordenação de Prevenção e Vigilância, com experiência na Saúde Pública, em especial na temática Epidemiologia, atuando principalmente na prevenção e vigilância do câncer relacionado ao trabalho e ao ambiente e seus fatores de risco, e pela bióloga e técnica Fernanda Voietta que apresentará exemplos de experiências exitosas.

A oficina, gratuita, é uma parceria do Ministério Público do Trabalho em Santa Catarina (MPT-SC) com a Secretaria de Saúde do Estado (SES-SC) e a Associação Catarinense de Engenharia de Segurança do Trabalho (ACESC). Representando o MPT estará o gerente do projeto nacional de combate ao câncer relacionado ao trabalho do MPT e coordenador regional da CODEMAT (Coordenadoria Nacional de Defesa do Meio Ambiente do Trabalho e da Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora), Procurador do Trabalho Bruno Martins Teixeira. O Governo do Estado contará com a participação da Superintendência e de diretores das Vigilâncias em Saúde e Sanitária/SES-SC.

Os recursos para a capacitação são oriundos da atuação do MPT/SC e destinados para a qualificação dos profissionais em face à saúde dos trabalhadores com base  na  Resolução CSMPT nº 179/2020

Clique aqui e veja a programação completa

Serviço

Evento: “Capacitação para Vigilância do Câncer Relacionado ao Trabalho”

Dias: 04 e 05/10

Horário: das 9h às 16h30, com intervalo para almoço e coffee break

Local: Auditórios do Ministério Público Federal e do Ministério Público do Trabalho, Rua Paschoal Apóstolo Pítsica, nº 4876, Torre III e II (térreo), respectivamente.

Importante: Primeiro dia híbrido com transmissão ao vivo (https://www.youtube.com/watch?v=Hu8qD2eQEU4) e segundo somente presencial com participantes inscritos e já confirmados.

 

Fonte: Assessoria de Comunicação MPT-SC

(48) 32159913/ 98835-5654/ 99961-2861

Publicado em 28/09/2023

Imprimir