Fim do impasse: Governo e empresas responsáveis por terceirizados do sistema prisional de SC chegam a um acordo

Florianópolis – Chegou ao fim hoje o impasse entre o Governo de Santa Catarina com ONDREPSB – Serviço de Guarda e Vigilância LTDA e a MONTESINOS contratadas para fazer cogestão e segurança de unidades prisionais do Estado. Depois de cinco audiências no Ministério Público do Trabalho (MPT-SC), mediadas pelo Procurador Luciano Arlindo Carlesso, representantes do governo sinalizaram com alternativas para quitar o débito de cerca de R$ 70.000.000,00 (setenta milhões de reais) que ainda tem com as duas empresas.  Estão cancelados os avisos prévios e a suspensão dos contratos administrativos que venceriam no próximo dia 30/11, resultando na demissão de mais de 1300 trabalhadores e no fim dos serviços de vigilância e segurança em pelo menos três presídios.

Dos R$ 117.000.000 (cento e dezessete milhões de reais) que o estado devia às empresas, 30% foram pagos ao longo das negociações iniciadas no mês passado no MPT. E, na reunião de hoje, ficou acertado que outros 30% serão pagos em duas parcelas (12/2017 e 01/2018) com recursos da arrecadação tributária, da devolução de sobras do duodécimo da Assembleia Legislativa de Santa Catarina e da aprovação do Projeto de Lei do Porto de São Francisco do Sul. O restante do débito, 40% da dívida total, serão pagos nos meses subsequentes.

Os representes da Federação dos Vigilantes e Empregados em Empresas de Segurança e Vigilância, Prestadoras de Serviço, Asseio e Conservação e de Transporte de Valores do Estado de Santa Catarina (FEVASC) e dos sindicatos presentes à audiência, ficaram satisfeitos com o desfecho. No entanto, deixaram claro que manterão inalterados os direitos dos trabalhadores que desejarem se desligar das empresas nas formas do aviso prévio em curso até 30/11 e que ficarão atentos a qualquer atraso nos salários e demais remunerações de direito aos empregados terceirizados, caso haja problema no repasse do valor ainda devido.

5ª reunião de mediação no MPT encerra conflito
5ª reunião de mediação no MPT encerra conflito

Fonte: Assessoria de Comunicação Social MPT-SC

Coordenação: Fátima Reis

Estagiária: Eduarda Hillebrandt

prt12.ascom@mpt.mp.br

(48) 32519913 / (48) 988038833

Publicado em 27/11/2017

Imprimir