Alunos de escolas de São José recebem premiação em concurso da Amatra para erradicar o trabalho infantil

Iniciativa tem apoio do MPT que destinou recursos provenientes de ações para ajudar com os prêmios

São José - O concurso de desenho Criança não Trabalha, Lugar de Criança é na Escola, uma verdadeira aula de cidadania para alunos da rede municipal e estadual de ensino, promovido pela Associação dos Magistrados da Justiça do Trabalho da 12ª Região, que abrange Santa Catarina, entregou os prêmios aos vencedores de São José, na Grande Florianópolis. Os três primeiros colocados, Ana Luiza Pauli (10), do 3º ano da Escola Centro Educacional Municipal José Nitro; Nathali de Jesus (11), do 4º ano da Escola Albertina Krummel Maciel; e João Lucas Gomes da Silva (9), do 3º ano do Centro Educacional Municipal São Luiz, receberam bicicletas, jogos de lápis de cor e ainda um curso de idiomas, que será uma alavanca para o futuro profissional dos estudantes, com aulas a partir do ano que vem. O curso de idiomas aos vencedores será pago com verbas oriundas de atuação do Ministério Público do Trabalho em Santa Catarina (MPT-SC).

Erradicar o trabalho infantil exige fiscalização, e há décadas passou a ser uma das bandeiras do Tribunal Superior do Trabalho com o apoio dos tribunais regionais com a criação do Programa de Combate ao Trabalho Infantil e Estímulo à Aprendizagem, e também do Ministério Público do Trabalho por meio da Coordinfância e da coordenação do Fórum de Erradicação do Trabalho Infantil (FETI-SC).

A solenidade de entrega dos prêmios ocorreu em um dos auditórios da sede da prefeitura de São José, na sexta-feira (9), com as presenças da prefeita Adelina Dal Pont, da secretária municipal de Educação Lilian Sandin Boeing, da desembargadora do Trabalho, do TRT 12, Teresa Cristina Coloski, e da juíza substituta Ângela Maria Konrath, da 5ª Vara do Trabalho de Florianópolis, que representaram a associação dos magistrados e atuam na coordenação regional do concurso. Também presenta à solenidade estava o procurador do Trabalho Acir Alfredo Hack, representando a Procuradoria Regional do Trabalho da 12ª Região. Foi o procurador que autorizou o provisionamento financeiro para a concessão das bolsas de estudos de idiomas. Nos discursos, a prefeita e a secretária lembraram a necessidade de integrar os alunos na campanha de combate ao trabalho infantil, um dos muitos problemas graves do desequilíbrio social no país e que atinge Santa Catarina, embora seja um dos estados mais desenvolvidos da federação.

A mobilização provocada pelo concurso em 12 municípios (Araquari, Blumenau, Brusque, Chapecó, Criciúma, Joinville, Lages, Rio do Sul, São José, São Miguel do Oeste, Videira e Xanxerê), onde a Amatra 12 formalizou convênios para que a atividade envolvesse alunos dos 3° e 4° anos do ensino fundamental da rede pública, foi enfatizada pelas magistradas Teresa Coloski e Ângela Konrath. E não foi fácil escolher os vencedores pela qualidade dos trabalhos. Só em São José, 2.515 alunos participaram, uma média que se repetiu na maioria das demais cidades, justamente escolhidas pela vulnerabilidade social que atinge muitas crianças. O tema complexo foi desenvolvido com o apoio dos professores e com o envolvimento de toda a comunidade escolar. O professor Alexandro Maquel Lopes, de Artes, que orientou o trabalho vencedor de Ana Luiza Pauli, do CEM José Nitro, também foi premiado e recebeu um tablet. O concurso tem a parceria institucional dos Supermercados Imperatriz, SBT Santa Catarina, Faesc, Fischer, Yázigi e Instituto Cultural de Idiomas.   


Os vencedores:


                                                        1º lugar

Aluna: Ana Luiza Pauli
4º ano, CEM José Nitro
Professores: Alexandro Maquel Lopes (orientador) e Maria Amalia Leal Ledoux


                                                       2º lugar

Procurador Acir Hack (no centro da foto) participa da solenidade
Procurador Acir Hack (no centro da foto) participa da solenidade

Aluna: Nathali de Jesus
4º ano, Escola Albertina Krummel Maciel
Professora: Gericléia de Assis Vieira Marques


                                                        3º lugar

Aluno: João Lucas Gomes da Silva
3º ano, Centro Educacional Municipal São Luiz
Professora: Vera Lucia Rodrigues Vaz

 

DESENHO VENCEDOR
DESENHO VENCEDOR

Fonte: Assessoria de Comunicação MPT-SC

Coordenação: Fátima Reis

Estagiárias: Karoline Ribeiro

                Bruna da Silva Ferreira

prt12.ascom@mpt.mp.br

(48) 32519913

Com informações: Amatra 12

Publicado em 12/11/2018

 

Imprimir