Semana Inclusiva chega ao fim em três cidades catarinenses

Florianópolis - A Semana Inclusiva realizada pelo Ministério Público do Trabalho em Santa Catarina (MPT-SC) e Delegacia Regional do Trabalho, em Florianópolis, Blumenau e Joinville, encerra hoje as atividades no estado com chave de ouro: apresentação gratuita do  Balé de Cegos Fernanda Bianchini Saad, às 19:30, na praça de eventos do Shopping Mueller Joinville.

No sábado (28) foi realizado no  Ginásio do Colégio Univille (Campus Joinville), o Feirão de Oportunidades destinado a PcDs e reabilitados do INSS.  Foram montados 35 estandes, sendo 30 para as empresas receberem currículos, fazer o cadastro e o atendimento aos candidatos e 5 exclusivos para trocas de experiências.
No dia 26/09 foi realizado o Seminário “Empresas e pessoas com deficiência – A inclusão para além da lei de cotas”, no auditório da Reitoria Univille (Campus Bom Retiro). A Procuradora do Trabalho Ana Carolina Martinhago Balam palestrou sobre "Inclusão Profissional das Pessoas com Deficiência".  O objetivo foi conscientizar os empresários da importância socioeconômica de possuir um ambiente de trabalho representativo da pluralidade social.

Procuradora do Trabalho Ana Balam (à direita) junto com a auditora fiscal do Trabalho Luciana Carvalho ( à esquerda)
Procuradora do Trabalho Ana Balam (à direita) junto com a auditora fiscal do Trabalho Luciana Carvalho ( à esquerda)


Veja aqui as fotos do Seminário e do Feirão em Joinville

Em Blumenau mais de 200 pessoas participaram do workshop “A Inclusão de Pessoas com Deficiência sob a Ótica Biopsicossocial” (19/09), onde o procurador do Trabalho Piero Rosa Menegazzi falou aos presentes sobre o papel do MPT na inserção de pessoas com deficiência e reabilitados no mercado de trabalho.

No dia D – Feirão de Empregos de Blumenau, os servidores Luiz de Cacio Oliveira Nunes e  Woldemar Jamundá, representaram a PTM ocupando um dos estandes disponíveis para orientação aos PCDs e reabilitados do INSS que foram até o Centro Esportivo do Sesi em busca de uma das vaga oferecidas pelas empresas chamadas a cumprir a cota na região.

Procurador do Trabalho Piero Menegazzi (ao centro) representa MPT no workshop
Procurador do Trabalho Piero Menegazzi (ao centro) representa MPT no workshop


A procuradora Bruna Bonfante destinou verbas para a produção de matérias de divulgação da Semana inclusiva de Blumenau.

Veja aqui as fotos do Seminário e do Dia D em Blumenau

Em Florianópolis a Semana Inclusiva 2019, realizou a última atividade no dia 26/09. Foi a caminhada pela acessibilidade organizada pelo Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Santa Catarina (CAU/SC), adiada por duas vezes em função do tempo entre os dias 16 e 22 de setembro, dentro da programação oficial do evento. A atividade teve como objetivo mostrar à comunidade as dificuldades que pessoas com deficiência enfrentam para se locomover no centro de Florianópolis. A partir desta ação, está sendo produzido um documentário e uma estratégia para apresenta-lo às autoridades.

A Semana Inclusiva da Grande Florianópolis vem se consolidando como um dos maiores eventos de inclusão do país. Este ano contou com feirão de empregos, seminário, roda de conversa, atividades físicas e apresentação artísticas e culturais organizada pelo MPT, Superintendência Regional do Trabalho e mais de 40 instituições, sob a coordenação do procurador do Trabalho Marcelo Martins Dal Pont e da auditora fiscal do Trabalho e Coordenadora do Projeto de Inclusão de Pessoas com Deficiência no Mercado de Trabalho em Santa Catarina, Luciana Xavier Sans de Carvalho.

Procurador do Trabalho Marcelo Dal Pont coordena Semana Inclusiva Grande Florianópolis
Procurador do Trabalho Marcelo Dal Pont coordena Semana Inclusiva Grande Florianópolis


A abertura, no dia 16/09, no Shopping Beiramar, teve como atração a Banda da Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC) e a apresentação do Bengalantes, formado por bailarinas de baixa visão ou cegas da Associação Catarinense para Integração do Cego (ACIC).

Manifestações artísticas também estavam na programação da roda de conversa realizada no Centro Integrado de Cultura (CIC), no dia 17/09, onde a troca de experiência das Instituições que trabalham com PCDs por meio da arte e da cultura, com depoimentos de pessoas deficientes, foi marcada pela emoção e aprendizado em torno da inclusão e da socialização.

O seminário, no dia 19, lotou o auditório do Ministério Público Federal (MPF) para debater a diversidade da pessoa com deficiência e seu protagonismo no mundo do trabalho. As palestras, na íntegra, estão disponíveis no YouTube:

Parte da manhã: https://youtu.be/uidO8hyXcRM
Parte da tarde: https://youtu.be/f9yChAqE1u8


O Dia D – Feirão de Empregos, que deu origem à Semana, foi realizado no dia 21/09, no Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC), com mais de 200 vagas de todos os níveis de formação, inclusive aprendizagem, destinadas a pessoas com deficiência e reabilitados do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Antes mesmo do início do evento, o público já formava fila para participar do feirão. O resultado do Dia D será anunciado assim que forem computados os dados.


O encerramento da Semana Inclusiva 2019, no dia 22/09, ocorreu articulado com a “Corrida do Bem FarmaSESI” e bateu recorde de público. Cerca de 1.800 pessoas estiveram presentes na Avenida Beira Mar Continental para competir na corrida, promovida pela Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (FIESC), e participar das atividades esportivas adaptadas, organizadas pelo Instituto Guga Kuerten (IGK) e ACIC.

Veja o álbum de fotos de cada evento da Semana Inclusiva Grande Florianópolis:

Abertura

Roda de Conversa

Seminário

Dia D – Feirão de Empregos

Encerramento e Corrida do Bem

Caminhada pela Acessibilidade

 

Fonte: Assessoria de Comunicação MPT-SC

  Coordenação: Fátima Reis

  Estagiárias: Bruna da Silva Ferreira

                    Laís dos Santos Godinho

   prt12.ascom@mpt.mp.br

  (48) 32519913/ 988355654

  Publicado em  30/09/2019

 

 

 

Imprimir