Entidades mobilizadas para a inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho em Blumenau e região

Blumenau - Os municípios de Blumenau, Apiúna, Ascurra, Bandeito Novo, Botuverá, Doutor Pedrinho, Gaspar, Guabiruba, Indaial, Pomerode, Rio dos Cedros, Rodeio e Timbó têm hoje 250 empresas que deveriam cumprir cota de contratação de pessoas com deficiência para estar dentro do artigo 93 da Lei 8.213/91. Ou seja, teriam que ter em seus quadros 3.744 PcDs, mas empregam apenas 1.607 trabalhadores deste público. Os dados são do CAGED de maio de 2018. Para mudar esta realidade foi programada uma ação conjunta do Ministério Público do Trabalho em Santa Catarina (MPT-SC), Ministério do Trabalho e da Rede de Inclusão de Blumenau.

Serão dois eventos. O primeiro, de sensibilização, é o Workshop “Inclusão de Pessoas com Deficiência: Aspectos Técnicos e Biopsicossociais” – Laudo Caracterizador da Deficiência. A palestra será proferida pela Auditora Fiscal do Trabalho e médica, Lailah Vasconcelos de Oliveira Vilela. Ela possui graduação em Medicina pela Universidade Federal de Minas Gerais, residência em Medicina Preventiva e Social, concentração em Saúde do Trabalhador no Hospital das clínicas da UFMG e Mestrado em Saúde Pública, concentração em Saúde e Trabalho pela faculdade de Medicina da UFMG.

Como auditora fiscal tem como uma de suas principais bandeiras a inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho. Será a oportunidade para empresários e entidades de apoio e assistência às pessoas com deficiência ouvirem de uma especialista o conceito social da deficiência e esclarecer dúvidas sobre a Lei Brasileira de Inclusão e a lei de cotas.
O evento acontecerá no dia 10.09.2018 (segunda-feira) das 13h30 às 17h no SENAI (Rua São Paulo, 1147), em Blumenau.

DIA D – Feirão de empregos para PcDs e reabilitados

Já no dia 15 de setembro, das 09h às 14h, no Complexo Esportivo do SESI, a ação visa colocar patrões e empregados frente a frente e promover por meio do Dia D, uma espécie de feirão de empregos, a contratação de PCDs e reabilitados do INSS.

Empresas da região foram convidadas a participar do evento. Cinquenta já confirmaram presença, abrindo vagas de emprego no SINE da região. O DIA D será a oportunidade para os empregadores conhecerem profissionais prontos e preparados para ingressar no mercado de trabalho e fazer o que determina a Lei, bem como para gerar a aproximação de entidades de apoio e assistência às pessoas com deficiência. Interessados nas vagas devem comparecer à feira levando carteira de trabalho, identidade e currículo, caso tiverem.

Empresas interessadas em registrar vagas para participar do Dia D, devem acessar o link: https://goo.gl/forms/UFCJN96AbCfnrg2j1

Auditores fiscais do Ministério do Trabalho (MTb) e servidores do INSS estarão prestando atendimento ao público para esclarecimentos de dúvidas com relação à contratação de PcDs e seus direitos laborais.

Atividades de cultura, lazer e serviços também serão oferecidos ao público presente ao Dia D. Entre as atrações, um desfile de moda inclusiva, aulão de zumba inclusiva, atividades paradesportivas para toda a comunidade, dicas de serviço, como fazer um currículo, além tenda para avaliação física de glicemia e pressão arterial. Um momento de descontração para toda a sociedade que está convidada a participar do evento.

Para maiores informações: redeinclusaoblumenau@gmail.com


Fonte
: Assessoria de Comunicação MPT-SC

Coordenação: Fátima Reis

Estagiária: Karoline Ribeiro

(48) 32519913 / (48) 999612861

Publicado em 05/09/2018

Imprimir