• Procuradorias
  • PTM Chapecó
  • Procurador do Trabalho fala sobre aprendizagem em um dos municípios com maior índice de trabalho infantil no estado

Procurador do Trabalho fala sobre aprendizagem em um dos municípios com maior índice de trabalho infantil no estado

Chapecó - Fortalecer o Programa de Aprendizagem e estimular o combate ao Trabalho Infantil em São Lourenço do Oeste, foi objetivo de uma rodada de conversas realizada ontem (05), na Câmara de Vereadores da cidade. O evento foi promovida pela Secretaria Municipal de Assistência Social tendo como convidado o Procurador do Trabalho Rafael Foresti Pego para fazer os esclarecimentos sobre o tema.

Destinada ao público em geral, especialmente aos empresários e entidades fornecedoras de cursos profissionalizantes voltados para área do menor aprendiz, participaram do debate, integrantes do SENAI – SLO, SINE, da CDL, dos CREAS, CRAS, CIEE de Chapecó, Prefeitura de São Lourenço, Câmara de Vereadores, Secretaria da Educação, Conselho Tutelar, Secretaria Municipal de Saúde e TJSC, além de representantes das empresas Enele Estofados, Nutrisul/Casaredo, NACA, Pllicontadores, Blam, Amauri Supermercados, Sinuelo Autopeças, Contajur, Lojas Becker, da Caixa Econômica Federal e Paratti.

O trabalho foi aberto por membros da Assistência Social do Município para esclarecer os motivos do evento. Em seguida, o Procurador Rafael Foresti Pego, deu início ao debate, fazendo uma explanação sobre a aprendizagem e esclarecendo às bases legais para a contratação de jovens a partir dos 14 anos, somente permitida na condição de aprendiz.

O Procurador demonstrou a importância e os benefícios de contratar um aprendiz, que vão muito além do dever legal de cumprimento da cota. Ressaltou que o contrato de aprendizagem tem regras especiais como a faixa etária do jovem que deve ter entre 14 e 24 anos de idade, um prazo determinado de 02 (dois) anos, a obrigatoriedade de carteira assinada e vinculado do candidato a um programa de aprendizagem que exige a frequência escolar.

Rafael Foresti Pego fez ainda um relato da atuação do Ministério Público do Trabalho em todo o país, destacando a missão da Coordenadoria Nacional de Combate à Exploração do Trabalho de Crianças e Adolescentes - CORDINFÂNCIA e a relevância do assunto para os membros do MPT, constituindo o tema uma das prioridades da Instituição. Também falou do procedimento investigatório (PROMO 000057.2016.12.003/0) instaurado na Procuradoria do Trabalho do Município de Chapecó, a partir do conhecimento de relatório realizado pelo IBGE, que apontou São Lourenço do Oeste como umas das cidades que lideram os índices do trabalho infantil em Santa Catarina.

A rodada de conversa terminou com questionamentos e manifestações dos participantes que foram esclarecidos pelo Procurador.

Procurador Rafael Pego fala sobre aprendizagem
Procurador Rafael Pego fala sobre aprendizagem

 

Público pode esclarecer dúvidas ao final da palestra
Público pode esclarecer dúvidas ao final da palestra

 

Fonte: Assessoria de Comunicação Social MPT-SC

(48) 32519913 / (48) 88038833

prt12.ascom@mpt.mp.br


Publicado em 06/07/2016

Imprimir