• Procuradorias
  • PTM Joinville
  • Coronavírus: EPIs adquiridos pelo UNOPS com verbas destinadas pela PTM de Joinville chegam aos profissionais de saúde do município

Coronavírus: EPIs adquiridos pelo UNOPS com verbas destinadas pela PTM de Joinville chegam aos profissionais de saúde do município

Joinville - A Procuradoria do Trabalho no Municipal de Joinville, uma das seis unidades do Ministério Público do Trabalho em Santa Catarina (MPT-SC), entregou na quinta-feira(26), Equipamentos de Proteção Individual (EPI) que serão utilizado pelos profissionais de saúde de Joinville (SC) no tratamento de pacientes com COVID-19. A compra do material foi realizada pelo UNOPS (Escritório das Nações Unidas de Serviços para Projetos) no âmbito de uma cooperação com o MPT.

Os 200 macacões, os 100 óculos, as 350 caixas de luvas e os 100 protetores faciais com viseiras foram encaminhados ao Setor de Recebimento de Doações e Logística da Secretaria Municipal de Saúde (SES) que fez a distribuição dos materiais aos hospitais que necessitam, segundo a gerente administrativa e financeira da SES de Joinville, Janaína Ferreira Teixeira.

A procuradora do trabalho da PTM de Joinville, Ana Carolina Martinhago Balam, responsável pela destinação ressaltou que a linha de frente no combate à pandemia do COVID-19 são os profissionais de saúde. “Anteciparmo-nos ao avanço do surto e auxiliá-los com os equipamentos aptos a protegê-los é dever da instituição que tem como missão a preservação dos direitos fundamentais dos trabalhadores”, disse referindo-se ao MPT que promove os direitos dos trabalhadores.

De acordo com a representante do UNOPS no Brasil, Claudia Valenzuela, realizar compras eficientes para melhorar a vida das pessoas é uma das razões de ser da organização. “O UNOPS e o MPT vem trabalhando juntos para gerar impactos sociais, promovendo transformações positivas na sociedade”, finalizou a representante.

Janaína Ferreira Teixeira da SES de Joinville afirmou que a doação de cada um dos EPIs salva muitas pessoas, pois cada profissional que os utiliza é capaz de atender diversos pacientes. Ainda de acordo com ela, a secretaria não estava preparada para uma situação inesperada como esta e enfrenta dificuldades para comprar insumos, por questões de logística e restrições do próprio mercado. Assim, as doações são de extrema importância, finalizou ela.

Até esta sexta-feira, 27, a cidade totalizava 10 casos confirmados de pacientes com COVID-19, segundo o site da Prefeitura.

Material distribuído pela Secretaria da Saúde de Joinville
Material distribuído pela Secretaria da Saúde de Joinville

Fonte: Assessoria de Comunicação  MPT-SC

Coordenação: Fátima Reis

Estagiários: Erick Vinícius da Silva Souza

                     Jade Kalfeltz

Com informações: Assessoria de Comunicação UNOPS

prt12.ascom@mpt.mp.br

(48) 32519913/ 988355654

Para marcação de entrevista ligue: (48) 99612861

Publicado em 27/03/2020

 

Imprimir