Semana Inclusiva começa na terça-feira com lançamento do Feirão de Empregos virtual para pessoas com deficiência e reabilitados do INSS

Abertura oficial terá plantão jurídico e de serviços para empregadores e empregados tirarem dúvidas. Na programação, confirmada a presença do Youtuber criador do projeto Histórias de Cego, Marcos Lima, representantes da Inspeção do Trabalho, da Procuradoria Geral do Trabalho e da ONU, além de outros influenciadores e autoridades ligadas ao tema inclusão e acessibilidade.

Florianópolis - Começa oficialmente na terça-feira (21.09), às 14h30, a Semana Inclusiva de Santa Catarina 2021, com transmissão ao vivo para todo o estado, pelo canal do YouTube da Semana Inclusiva e do Instituto Gentes. O evento chega na sétima edição com o objetivo principal de incluir pessoas com deficiência e reabilitados do INSS no mercado de trabalho, em cumprimento a Lei de Costas (art. 93 da lei 8.213/91). Segundo dados do CAGED, do total de 42.560 vagas que deveriam, obrigatoriamente, estar preenchidas por pessoas com deficiência e reabilitados do INSS, 23.285 estão ocupadas, outras 19.275 seguem abertas. Ou seja, o estado catarinense tem hoje 54,71 % das cotas preenchidas. Em 2014, um ano antes do Feirão de Empregos – o Dia D - que deu origem a Semana Inclusiva, era de 35,72% pelos dados da RAIS. Veja na tabela os dados detalhados.

No primeiro dia da SISC 2021 haverá um plantão jurídico e de serviços para ajudar empregadores e empregados a tirarem dúvidas sobre a Lei das Cotas, o BPC (Benefício de Prestação Continuada), a caracterização da deficiência, dentre outros assuntos pertinentes a pauta. O plantão funcionará das 14h30 às 17h30 com especialistas da Comissão de Direito das Pessoas com Deficiência e Direito Previdenciário da OAB de SC, do  Centro de Apoio Operacional de Direitos Humanos e Terceiro Setor do Ministério Público de Santa Catarina,  da Auditoria Fiscal do Trabalho, da Associação Catarinense de Medicina do Trabalho e do Instituto Nacional do Seguro Social - INSS. O link e o WhatsApp para acesso aos profissionais serão anunciados logo no início da transmissão.

Participarão da abertura representantes nacionais das Instituições responsáveis pela organização do evento e estão alinhadascom a Agenda 2030 - o plano de ação global que reúne 17 objetivos de desenvolvimento sustentável e 169 metas para promover vida digna a todos e todas e tem como um dos focos o trabalho decente. São eles: o procurador-geral do Trabalho,José de Lima Ramos, a vice-procuradora-geral do Trabalho, Maria Aparecida Gugel, Presidente da Associação Nacional dos Membros do Ministério Público de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência e Idosos, autora de vários artigos e livros jurídicos sobre os direitos destas pessoas, o Subsecretário de Inspeção do Trabalho, Rômulo Machado e Silva e a coordenadora residente das Nações Unidas no Brasil, Silvia Rucks.


Destaques da Programação:

No dia 21 será lançado o Feirão de Empregos – Dia D – que ocorrerá de forma virtual até o final do evento (23.09), para promover uma aproximação entre empregadores e profissionais reabilitados ou pessoas com deficiência no mundo laboral. Nos hiperlinks do Portal da FIESC e do INCLUIPCD empresas podem registrar as vagas disponíveis e os candidatos cadastrarem seu interesse pela oportunidade anunciada.

No dia 22 serão abordados temas relacionados `a diversidade e inclusão. A médica, especialista em medicina do trabalho e auditora fiscal do Ministério do Trabalho Lailah Vilela vai falar sobre o instrumento caracterizador da deficiência à luz da Lei Brasileira de Inclusão, e o promotor de Justiça Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE), Hugo Porto, que foi conselheiro titular do Conselho Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Conade), extinto com o fim dos mandatos em abril de 2021.

Na quarta-feira haverá ainda a mesa redonda - Influenciar pessoas: comunicação e tecnologias a favor da inclusão tendo como mediador e o criador do projeto Histórias de Cego, Marcos Lima - maior youtuber cego brasileiro, com 315 mil inscritos e mais de 12 milhões de visualizações. Convidados: jornalista Viviane Bevilacqua e psicóloga Adriana Brascher, autora e personagem, respectivamente, do livro Dia Após Dia, lançado recentemente sobre a história da catarinense que ficou tetraplégica após um acidente de carro (bit.ly/LivroDiaAposDia); Bruno Mahfuz sócio-fundador do Guiaderodas, empresa de tecnologia e acessibilidade duas vezes premiada pela ONU; e do jornalista e cineasta Chico Faganello, sócio diretor da Filmes Que Voam, empresa pioneira no Brasil na prestação de serviços de acessibilidade para a indústria audiovisual e no ensino de acessibilidade,

No dia 23 o evento vai tratar do Bem Estar - Esporte, Cultura e Lazer. Três rodas de conversa com foco nas novas linguagens e acessibilidade abordarão a importância do sensível e do afetivo, do artístico e do poético nos processos terapêuticos, de inclusão e de socialização da pessoa com deficiência.

As conversas serão mediadas pelo Luiz Carlos Mesquita coordenador do Projeto Manjericão – Linguagem, Diversidade e Integrações – da Fundação Catarinense de Cultura, com as participações de Celso Berto (músico e cantor com deficiência vocal), Marcilene Ghisi (professora na Associação Catarinense para a Integração do Cego – ACIC), Rolênia Almeida (pedagoga, voluntária na Associação de Paradesporto Educacional de Blumenau - APESBLU com foco na educação inclusiva, mãe de paratleta e educadora familiar), Naiara Mascarelo (psicóloga com atuação no Centro de Reabilitação Profissional de Capinzal), Fernando Henrique Fioresi (educador e professor de JiuJitsu Tradicional), Francielle dos Santos (bacharel em direito, trabalha na Diretoria Jurídica da FIESC), Jucileni da Paixão Moraes Homem (presidente da Associação Florianopolitana de Deficiêntes Físicos SC - Aflodef), Andréia de Souza (bacharel em administração, analista administrativo, para-atleta da modalidade paranatação/ pessoa com deficiência), Pâmela Andrade (assessora de eventos da Associação Pais em movimento), Iraci Seefeldt (jornalista, atriz e produtora cultural, é consultora pela I SEE Gestão Cultural, Inclusão e Diversidade) e Maria Sirlei de Matos (coordenadora do Centro de Reabilitação Profissional de Capinzal).

Mais informações:

Site da SISC - https://semanainclusivasc.com.br/

Página oficial do evento no facebook - https://www.facebook.com/semanainclusivasc/

 

Organização:

Ministério Público do Trabalho em SC – Coordenador: Procurador do Trabalho Piero Rosa Menegazzi, gerente nacional do projeto "Acessibilidade e Inclusão no Mercado de Trabalho de Pessoas com Deficiência e Reabilitadas" do Ministério Público do Trabalho e representante da Coordigualdade MPT-SC.

Superintendência Regional do Trabalho de SC – Coordenadora: Auditora Fiscal do Trabalho LucianaXavier Sans de Carvalho do Ministério do Trabalho e Previdência.

Fonte: Assessoria de Comunicação MPT-SC

Coordenação: Fátima Reis

Estagiário: Erick Vinícius da Silva Souza

(48) 32519913/ 988355654/999612861

Publicado em 19/09/2021

Imprimir