Mediação no MPT discute o reajuste dos jornalistas em Santa Catarina

Florianópolis - Representantes do Sindicato dos Jornalistas Profissionais de Santa Catarina (SJ-SC) e do Sinticato das Empresas de Jornais e Revistas do Estado de Santa Catarina (SINDIJOR-SC) participaram de uma reunião hoje na sede do Ministério Público do Trabalho, em Florianópolis, mediada pelo Procurador Regional do Trabalho Alexandre Medeiros da Fontoura Freitas. Em pauta, a Convenção Coletiva 2015/2016 da categoria.

Em um primeiro momento os representantes jurídicos do sindicato patronal expuseram a impossibilidade das empresas darem qualquer reajuste, mesmo o INPC de 9,83%, alegando a crise financeira, o que refletiria na necessidade de redução do quadro nas redações.

Já os advogados do Sindicato dos Jornalistas manifestaram indignação com a falta de sinalização de um mínimo de percentual para o aumento da categoria, nem que fosse apenas os índices da inflação acumulada, citando como exemplo outros estados onde já houve acordo de reajuste, mesmo diante do cenário econômico nacional. Colocaram ainda como preocupação, a ausência do Sindicato das Emissoras de Rádio e Televisão (SERT-SC) na mesa de negociação, sendo este o representante legal das mídias que mais empregam jornalistas prossionais no estado .

Após avaliar as considerações, o Procurador Alexandre propós um reajuste com a aplicação de, no mínimo, 70% do valor INPC e a diferença convertida em abono, como proposta inicial para as negociações a serem apresentada aos profissionais e empresários da área.

A próxima audiência ficou marcada para início de agosto, quando as partes trarão uma proposta, em cima da que foi sugerida pelo MPT, já previamente formulada para um possível acordo. O SINDIJOR se comprometeu em não medir esforços para trazer também para o debate da Convenção Coletiva 2015/2016 dos jornalistas, o SERT-SC.

O piso salarial do jornalista atualmente em Santa Catarina é de R$ 2.100,00 (dois mil e cem reais) para uma jornada de cinco horas diárias.

Audiência de conciliação no MPT discute aumento salarial dos jornalistas
Audiência de conciliação no MPT discute aumento salarial dos jornalistas


Fonte: Assessoria de Comunicação Social MPT-SC

(48) 32519913 / (48) 88038833

prt12.ascom@mpt.mp.br

Publicado em 30/06/2016

Imprimir