MPT notifica Cooperativa Alfa por assédio eleitoral

Chapecó - A Cooperativa Alfa descumpriu Recomendação feita pelo Ministério Público do Trabalho de Chapecó na última quinta-feira, dia 27.10, com a medida de se abster de sugerir, induzir, orientar ou exigir o uso de vestimenta ou qualquer outro objeto equivalente por seus empregados ou terceirizados, com cores e símbolos característicos de campanhas eleitorais.

O comunicado enviado para os trabalhadores da Cooperativa foi no seguinte sentido:

"A diretoria executiva decidiu permitir a todos os funcionários que, somente amanhã, dia 28 de outubro, cada um, se assim desejar, poderá usar camisetas ou outra roupa ou adereço alusivo à Pátria brasileira. Caso a pessoa se sinta confortável com o gesto nacionalista, o uniforme tradicional ficará dispensado. Reforço: somente amanhã, dia 28.10.2022".

Para o MPT, o ato de induzir trabalhadores a utilizarem vestimentas ou adereços com cores ou símbolos que remetam a determinado candidato a cargo político nas eleições em curso, em substituição a uniforme adotado pela empregadora, é passível de caracterização de ASSÉDIO ELEITORAL, por violar a liberdade de convicção política.

O descumprimento ficou demonstrado após o término do prazo de 4 horas para que a ALFA adotasse as medidas recomendadas, assim como por meio de manifestação do departamento jurídico da empregadora.

O MPT recomenda que a trabalhadora ou trabalhador que se sentir prejudicado com a conduta da ALFA formalize denúncia junto ao órgão pelo site ou pelo aplicativo Pardal.

 

Fonte: Assessoria de Comunicação Social MPT-SC

(48) 32519913 / (48) 999612861

Publicado em 28/10/2022

Imprimir