Sai o regulamento do 1º Concurso de avatar e slogan do Projeto Piloto sobre Trabalho Infantil desenvolvido em escolas de Joinville

Joinville - O Ministério Público do Trabalho em Santa Catarina (MPT-SC), Tribunal Regional do Trabalho da 12ª Região (TRT-SC), a Ordem dos Advogados do Brasil, a Secretaria Municipal de Educação de Joinville e a Universidade Regional de Joinville (Univille), concluíram as regras para o 1º Concurso de avatar e slogan do Projeto Piloto de erradicação do trabalho infantil desenvolvido em escolas públicas do município.

O concurso é a última etapa do projeto idealizado para trabalhar a temática junto ao público infantojuvenil, dentro de sala de aula, por ser um local privilegiado de aprendizagem de direitos humanos e com um ambiente favorável para difundir e ampliar a rede de proteção da criança e do adolescente. Participam da iniciativa cerca de 400 alunos das quartas e quintas séries das escolas Adolpho Bartsh, Geraldo Wetzel e Avelino Marcante.

O concurso tem por finalidade incentivar os alunos do ensino fundamental a demonstrar suas habilidades e criatividade sobre a temática Trabalho Infantil, conscientizando-os sobre a necessidade da prevenção e da erradicação da exploração do trabalho de crianças e adolescentes e compreende duas categorias: a elaboração de um avatar pelos estudantes da 4ª série e a criação de um Slogan pelos participantes da 5ª série.  A confecção dos trabalhos foi orientada pelos organizadores e conta com a ajuda direta dos professores qualificados para a tarefa. O prazo final é 30/11/2022. Nesta data final, serão recolhidos nas escolas todos os trabalhos produzidos pelas crianças.

Regras gerais

Dentre as regras de elaboração do avatar e/ou slogan, deverão ser feitos em uma única folha de papel, identificados com nome do aluno, turma e escola. No caso do avatar está permitida a produção de uma miniatura. Caberá ao participante todos os custos dos materiais utilizados na atividade. Os trabalhos deverão ser elaborados com técnica livre e MANUAL, sendo proibido o uso de material impresso. Peças emolduradas, cópias ou modelos prontos serão desclassificadas.  Caberá à comissão julgadora formada por integrantes da Comissão da Criança e do Adolescente da OAB Joinville e as coordenadoras do projeto piloto representantes das instituições participantes (UNIVILLE, OAB Joinville, TRT12 e MPT), definir trabalhos não apropriados para a competição. Importante salientar que o avatar e/ou slogan não devem ser dobrados ou enrolados, de forma a não danificar a obra.

O Concurso tem caráter competitivo os trabalhos serão avaliados de 01/12/22 a 05/12/22 pela comissão julgadora que elegerá os 3 (três) vencedores, primeiro, segundo e terceiro lugar de cada categoria, conforme os critérios de avaliação (criatividade, originalidade, comunicabilidade e qualidade) e, ainda, selecionará o primeiro lugar geral de cada categoria.

Cada aluno de sua respectiva categoria concorre com apenas um (01) avatar e (01) slogan. O resultado será divulgado até o dia 07/12/2022 nos murais das salas de aula e sites das escolas Adolpho Bartsh, Geraldo Wetzel e Avelino Marcante, onde também deve ser publicado o regulamento do concurso.

Premiação

A premiação ocorrerá em Solenidade na OAB Joinville, prevista para 12/12/2022, às 15h:

- 1º lugar 4º ano de cada escola (avatar) - kindle
- 1º lugar 5º ano de cada escola (slogan) - kindle
- 2º lugar 4º ano de cada escola (avatar) – box livro Harry Potter
- 2º lugar 5º ano de cada escola (slogan) - box livro Harry Potter
- 3º lugar 4º ano de cada escola (avatar) – box livro Diário de um Banana
- 3º lugar 5º ano de cada escola (slogan) - box livro Diário de um Banana
- 1º lugar GERAL DE TODAS AS ESCOLAS do 4º ano (avatar) - Tablet
- 1º lugar GERAL DE TODAS AS ESCOLAS do 5º ano (slogan) – Tablet

Fonte: Assessoria de Comunicação Social MPT-SC

(48) 32519913 / (48) 999612861

Publicado em 17/11/2022

Imprimir