• Procuradorias

Força Tarefa resgata 34 trabalhadores em situação análoga à escravidão em Santa Catarina

Florianópolis - Uma Força Tarefa composta de membros do Ministério Público do Trabalho em Santa Catarina (MPT-SC), Auditores-Fiscais do Ministério do Trabalho (MTb) e Polícia Rodoviária Federal está em operação para o resgate de 34 trabalhadores encontrados em condições análogas às de escravo que foram aliciados para a extração de madeira de pinus no município de Rancho Queimado, na serra catarinense. Eles estavam há cerca de um mês na Fazenda Campinho, vivendo em condições degradantes, sem contrato de trabalho formalizado, com suas carteiras de trabalho retidas, e sem receber salários. Nos últimos dois dias já não tinham comida para se alimentar.

Continue Lendo

Imprimir

Sobrevivente de acidente da Chapecoense faz palestra na PRT12

Jornalista Rafael Henzel compartilha aprendizados do acontecimento em cerimônia de homenagem aos servidores jubilados

Florianópolis - O jornalista Rafael Henzel, 44 anos, o único jornalista sobrevivente do Voo LaMia 2933 — cuja queda em 28 de novembro de 2016 marcou a maior tragédia do esporte mundial, foi palestrante na terça-feira (05) da cerimônia em homenagem aos servidores jubilados de 2017 do Ministério Público do Trabalho em Santa Catarina.

Continue Lendo

Imprimir

STF confirma banimento total do amianto no Brasil

Decisão inédita não permite nem o Congresso Nacional aprovar outra lei para o uso do produto cancerígeno

Brasília - Uma vitória histórica e importante para os trabalhadores e a população brasileira. O Supremo Tribunal Federal (STF) confirmou na quarta-feira (29/11) o banimento total do amianto - fibra cancerígena -  em todo o país. Por 7 votos a 2,  está proibida a extração, industrialização, comercialização e a distribuição da fibra tipo crisotila, usada na fabricação de telhas e caixas d’água. A decisão inédita do STF não permite nem o Congresso Nacional aprovar outra lei para o uso do produto.

Continue Lendo

Imprimir

Saúde registra 2.631 mortes por acidentes de trabalho em Santa Catarina

Projeto de Lei de Proteção à Saúde do Trabalhador será anunciado nesta quinta-feira na Assembleia Legislativa dentro da Programação do Abril Verde realizado pelo Ministério Público do Trabalho

Florianópolis - De 2005 a 2014 o estado catarinense registrou 2.631 acidentes de trabalho fatais de acordo com o Sistema de Informação de Mortalidade (SIM) da Secretaria Estadual de Saúde de Santa Catarina (no mesmo período, o INSS registrou apenas 1.492, pois, são relativos somente aos trabalhadores celetistas). Desse total 94% do sexo masculino e 6% do sexo feminino. Os acidentes de transportes foram os recordistas de óbitos, com 53% do total apurado. As mortes por quedas ficaram em segundo lugar com 20% dos registros, em terceiro lugar com 11% aparecem as vítimas por impactos e explosões, outros 8% por corrente elétrica, 6% por causas variadas e 2% por afogamento.

Continue Lendo

Imprimir