Caminhada pela Acessibilidade

Florianópolis - O Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Santa Catarina, dentro da programação da Semana Inclusiva Grande Florianópolis 2019, realiza nesta quarta-feira (18), no centro da capital,  a Caminhada pela Acessibilidade. A ação tem por objetivo observar junto com pessoas, com e sem deficiência, os obstáculos de acessibilidade nas principais ruas da capital do estado e alertar o poder público para que adote políticas de incentivo a colocação de calçadas adequadas e acessíveis para todos.

Continue Lendo

Imprimir

Aberta oficialmente a Semana Inclusiva Grande Florianópolis 2019

Atrações no Beiramar Shopping deram início ao evento que vai até domingo

Florianópolis - A segunda-feira (16) foi de festa no Beiramar Shopping, em Florianópolis, na abertura da Semana Inclusiva  2019. O público presente parou para prestigiar a Banda da Polícia Militar de Santa Catarina composta por 40 musicos,  sob a regência do maestro, o Subtenente Marcos César Vianna, e a apresentação do grupo Bengalantes formado por bailarinas de baixa visão ou cegas da Associação Catarinense para Integração do Cego (ACIC), sob a coordenação da coreógrafa Mara Cordeiro.

Continue Lendo

Imprimir

Sentença obriga CASAN a contratar pessoas com deficiência e reabilitados para o cumprimento da cota legal

Florianópolis – A CASAN está obrigada a destinar nos próximos concursos públicos para provimento de pessoal, o percentual mínimo de 20% das vagas para pessoas com deficiência ou reabilitados no INSS, em cumprimento à cota legal previsto no art. 93 da Lei 8.213/91.

A sentença é da 6ª Vara do Trabalho de Florianópolis, em ação civil ajuizada pelo Ministério Público do Trabalho em Santa Catarina (MPT-SC), em 2016. Na época auditores fiscais constataram que no universo de 2579 funcionários empregados na CASAN, apenas 55 eram PCDs ou reabilitados. Ou seja, havia um déficit de 74 trabalhadores para o total cumprimento da cota. E, mesmo sendo autuada, até hoje a empresa descumpre a Lei, sob alegação de pouca procura desta categoria de candidatos e da consequente diminuta aprovação nos certames.

Continue Lendo

Imprimir