Abertas as inscrições para empresas e candidatos a uma vaga de emprego participarem da Semana Inclusiva 2021

A SISC coordenada pelo Ministério Público do Trabalho em Santa Catarina e pela Superintendência Regional do Trabalho, conta este ano com o apoio do UNOPS e de mais 58 entidades parceiras.

Florianópolis - Estão abertas a partir de hoje (24.08) as inscrições para empresas que vão oferecer vagas de trabalho para pessoas com deficiência e reabilitados do INSS, bem como para os candidatos a uma vaga, durante a Semana Inclusiva 2021 de Santa Catarina. O formulário on-line deve ser preenchido no link disponível no site oficial do evento. A SISC - um dos maiores eventos de promoção da empregabilidade e qualidade de vida para pessoas com deficiência (PCD) em Santa Catarina vai ocorrer entre 21 e 23 de setembro, em modo virtual, com atividades como palestras, mesas-redondas e um feirão de empregos para pessoas com deficiência. Entre os temas a serem abordados ao longo do evento, estão Diversidade e Inclusão; Cuidado e Bem-Estar; Esporte e Lazer; Trabalho e Emprego; Novas tecnologias; e Novas linguagens e Acessibilidade.

Entre os temas a serem abordados ao longo do evento, estão Diversidade e Inclusão; Cuidado e Bem-Estar; Esporte e Lazer; Trabalho e Emprego; Novas tecnologias; e Novas linguagens e Acessibilidade.

No dia 16 de setembro, também de forma online, das 14h30 às 16h30, será feita a sensibilização com as empresas catarinenses que se enquadram no Art. 93 da Lei Federal 8.213/91, conhecdia como Lei das Cotas.

A Semana Inclusiva, coordenada pelo Ministério Público do Trabalho da 12ª Região (MPT/SC) e pela Superintendência Regional do Trabalho de Santa Catarina e 58 entidades parceiras, a partir deste ano conta com o apoio do UNOPS, a agência das Nações Unidas especializada em gestão de projetos, infraestrutura e compras. O UNOPS está responsável pela coordenação de todas as atividades e contratação de serviços necessários à realização do evento, que será transmitido pelo YouTube, no canal da Semana Inclusiva e do Instituto Gentes. Entre as atribuições do UNOPS, está a de garantir toda a acessibilidade da SISC, com audiodescrição, libras e estenotipia (transcrição rápida de falas e discursos).

"Nossa expectativa é de realização de um evento ainda maior do que nos anos anteriores. Estamos congregando pessoas e instituições de diversas cidades do estado – tudo com o objetivo de aprofundar o debate em prol da inclusão das pessoas com deficiência, com destaque para a empregabilidade", destaca o procurador do Trabalho Piero Rosa Menegazzi, um dos coordenadores da Semana Inclusiva. "Como resultado, vamos fortalecer mais um canal de diálogo entre empregadores e candidatos a emprego."

A parceria do UNOPS com o MPT da 12ª Região faz parte de um convênio nacional, por meio do qual o escritório de projetos da ONU operacionaliza recursos advindos de reversão da atuação do Ministério Público do Trabalho em diversos pontos do país. "O UNOPS vem trabalhando de maneira muito próxima ao MPT, viabilizando projetos de grande impacto, a exemplo da Semana Inclusiva e outros programas em Santa Catarina. Conseguimos efetivamente mudar a vida de muitas pessoas", comenta a diretora do UNOPS Brasil, Claudia Valenzuela.

"Este trabalho conjunto com o UNOPS traz uma grande expectativa, pois poderemos contar com todo o conhecimento e a experiência desse importante parceiro, que tem se destacado por sua competência na organização e desenvolvimento de projetos", destaca o procurador Piero.

 

 

Fonte: Assessoria de Comunicação MPT-SC

Coordenação: Fátima Reis

Estagiário: Erick Vinícius da Silva Souza

(48) 32519913/ 988355654/999612861

Publicado em 24/08/2021

 

Imprimir