Instituto de Psiquiatria de SC ganha ala exclusiva para atendimento à adolescentes com destinações do MPT

Florianópolis - O Instituto de Psiquiatria de Santa Catarina (IPQ- SC), localizado em São José, na Grande Florianópolis, tem agora uma ala exclusiva para atender pacientes adolescentes. O espaço foi inaugurado na quarta-feira (10), início das comemorações em homenagem aos 80 anos do Hospital. O recurso para custear a obra é oriundo de uma parceria do IPQ com o Ministério Público do Trabalho (MPT).

A nova Unidade de Internação “Dr. Ari Bertoldo Sell” foi entregue com 10 leitos para pacientes adolescentes (5 femininos e 5 masculinos), junto com o ambulatório psiquiátrico, numa área total de 1.800 m². Segundo o diretor do IPQ, psiquiatra Henrique Marques Fogaça, o espaço vai suprir parte da carência de leitos destinados aos adolescentes que precisam de atendimento especializado em Santa Catarina, carência essa que é uma realidade em todo o país.

Fotos: Gabriela Ressel
Fotos: Gabriela Ressel


A intenção é receber os primeiros internos adolescentes já no início de 2022. “A direção do IPQ trabalha agora na contratação da equipe, nos acertos logísticos que envolvem outros parceiros, como o HIJG - Hospital Infantil Joana de Gusmão e na conclusão do fluxo e dos critérios para a admissão dos pacientes”, explica Dr. Henrique.


A ala vai receber jovens vítimas de esquizofrenia, transtorno de humor bipolar, dentre outros transtornos de conduta mais sérios. A média de permanência nos 10 leitos disponíveis será de 20 dias.




Henrique Marques diz que por ser uma ala específica, não representa necessariamente que a recuperação dos adolescentes será mais rápida, mas certamente com mais qualidade, uma vez que o projeto terapêutico individualizado tem grande componente ambiental, tanto em termos de planta física, como de atividades terapêuticas. “Poder direcionar isso em ala própria, com equipe própria, certamente contribuirá para uma melhor evolução. A obra representa um grande avanço. O que o MPT/SC prestou à sociedade catarinense é incomensurável, pelo qual agradecemos, em especial aos Procuradores do Trabalho Luciano Arlindo Carlesso e Sandro Eduardo Sardá”, enfatizou na cerimônia de inauguração.

Dr. Henrique Marques Fogaça, diretor do IPQ
Dr. Henrique Marques Fogaça, diretor do IPQ


Por meio da parceria o MPT repassou ao Instituto de Psiquiatria valores utilizados, também, na compra de mobiliário, na reforma do parque tecnológico, da sala de atividades e do refeitório da unidade e na compra de um veículo furgão. Soma-se ainda às destinações feitas pelos procuradores, a aquisição de aparelhos de ar-condicionado, equipamentos de fisioterapia, computadores para a área administrativa, mesas e cadeiras de escritório, além de 300 camas, 300 colchões, 300 travesseiros, chinelos e roupas de inverno e verão para os 293 pacientes internados hoje no IPQ.

O Procurador Sandro Sardá afirma que o reconhecimento deve ser feito aos profissionais que trabalham no IPQ e que de forma exemplar, e sem medir esforços, enfrentam dificuldades estruturais do Hospital para prestar um atendimento de qualidade aos internos que também carecem de condições mais dignas. “Toda a equipe está de parabéns e para nós é uma honra, com a atuação do MPT, garantir um atendimento mais eficiente e humanizado no Hospital.

Com relação específica a ala criada para os adolescentes, Sardá diz que a doação de verbas  para este fim é de grande relevância social dado o resumido número de leitos específicos para o público  infanto-juvenil com problemas psiquiátricos, agora contemplados com um atendimento único e diferenciado.

Referência em psiquiatria

Inaugurado em 1941, a antiga Colônia Sant’Ana, hoje IPQ é uma das unidades hospitalares mais antigas do Estado e referência em psiquiatria. Conta com uma estrutura preparada para atender emergências psiquiátricas 24 horas, além das unidades de internação, totalizando 193 leitos agudos e quase 100 moradores.

O Instituto possui especialidades clínicas de Psiquiatria, Neurologia e Clínica Geral. Também conta com serviços de apoio à diagnose e terapia como a Farmácia, Fisioterapia, Nutrição, Psicologia, Serviço Social, Radiologia, Terapeuta Ocupacional e Educador Físico. São mais de 35 profissionais médicos no corpo clínico e mais de trezentos funcionários.

Pela instituição já passaram em oito décadas mais de 80 mil pacientes hospitalizados, e contando os seus familiares igualmente atendidos, chega a 300 mil o número de pessoas beneficiadas com os serviços por ela prestados.

Anualmente o Hospital registra 3 mil internações, 8 mil atendimentos de emergência e 10 mil atendimentos ambulatoriais prestados pela Residência Médica em Psiquiatria que, em quase 20 anos de existência, já formou 80 médicos psiquiatras atuando em todo o Brasil e no exterior.

Fonte: Assessoria de Comunicação MPT-SC

Coordenação: Fátima Reis

Estagiário: Erick Vinícius da Silva Souza

(48) 32519913/ 988355654/999612861

Publicado em 12/11/2021

 

Imprimir