MPT oportuniza inclusão digital a 555 crianças e adolescentes carentes de Florianópolis

Florianópolis - O projeto “Se liga na escola! Inclusão digital no combate à evasão” do Marista Escola Social Lucia Mayvorne, unidade escolar da Associação de Educação e Cultura (ABEC), com sede em Florianópolis, vai garantir o aprimoramento digital a 555 estudantes. A execução será possível com recursos provenientes da atuação do Ministério Público do Trabalho em Santa Catarina (MPT-SC) destinados à Instituição.


Os beneficiados são crianças e adolescentes de 06 a 17 anos de idade, moradores do Monte Serrat e Alto da Caieira, comunidades carentes da capital catarinense e que vivenciam um cotidiano com perda do vínculo escolar, falta de equipamentos de acesso ao mundo digital para uso em atividades escolares (computador, tablets etc.), além de fatores externos do isolamento social.

A proposta é fortalecer o vínculo escolar e a conexão com os projetos de vida dos alunos, diminuindo os efeitos da evasão escolar agravada pela pandemia da COVID-19 e qualificando o acompanhamento sistemático às famílias através do letramento digital.

Os recursos na ordem de R$ 117.000,00 serão investidos em espaços makers, oficinas semanais no contraturno escolar com foco no universo digital e tecnologia, encontros mensais de formação para docentes e famílias e ações contínuas diretamente conectadas com os projetos de vida das crianças e adolescentes beneficiados.

A verba é oriunda de uma ação civil pública em face a ARM Telecomunicações e Serviços de Engenharia S/A, devido a irregularidades trabalhistas, tais como prorrogar a jornada normal de trabalho, além do limite legal de 2 (duas) horas diárias, sem qualquer justificativa legal e deixar de conceder intervalo para repouso ou alimentação conforme determina a lei.

A ACP nº 0010538-23.2013.5.12.0035 foi ajuizada pela Procuradora Regional do Trabalho Dulce Galle em 2013, a destinação dos recursos solicitada pelo  Procurador do Trabalho Roberto Portela Mildner, hoje titular do 8º Ofício do MPT-SC, e deferida pela Juíza do Trabalho Desirré Dornelles de Ávila Bollmann. O projeto será executado de 01/03/2023 a 31/12/2023.

Fonte: Assessoria de Comunicação Social MPT-SC

(48) 32519913 / (48) 999612861

Publicado em 14/11/2022

 

Imprimir