MPTSC recebe profissionais de diversas cidades de Santa Catarina em curso sobre vigilância em saúde do trabalhador

Florianópolis - Nos dias 30 e 31 de julho, na sede do MPTSC, foi ministrado o Curso de Vigilância em Saúde do Trabalhador, fruto da cooperação entre a Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP/Fiocruz), a Secretaria de Estado de Saúde de Santa Catarina, a Associação Catarinense de Engenharia de Segurança do Trabalho e o Ministério Público do Trabalho, por meio do Centro de Estudos da Saúde do Trabalhador e Ecologia Humana (Cesteh).

O objetivo do curso foi oferecer formação de qualificação profissional em nível de formação continuada aos profissionais que atuam nas equipes de vigilância em saúde, em especial da vigilância sanitária. A proposta do curso, foi alicerçada nos objetivos da Política Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora (PNSTT), visando colaborar e fortalecer as ações de Vigilância em Saúde do Trabalhador (Visat), bem como a sua integração com os demais componentes da Vigilância em Saúde, nos municípios de Santa Catarina.

O curso foi estruturado com a participação da Secretaria de Estado de Saúde de Santa Catarina e pesquisadores do Cesteh, de forma a atender as necessidades do Estado. Além disso, participaram do curso o procurador do Trabalho Dr. Bruno Martins Mano Teixeira e a Procuradora do Trabalho Dra. Ana Roberta Tenorio Lins Haag, locados na PTM de Criciúma (SC).

Um dos pontos em destaque foi a necessidade de oferecer um curso de formação que abordasse a relação saúde, trabalho e ambiente para essa categoria de trabalhadores, em uma perspectiva que aliasse teoria e prática. Desta forma, espera-se que os municípios catarinenses adquiram autonomia para a realização de ações de intervenção nos processos produtivos de seus territórios, respondendo às demandas institucionais.

 

 

 

Fonte: Assessoria de Comunicação MPT-SC

(48) 32159113/ 988355654/999612861

Publicada em 01/08/2024

Imprimir