Hospital Universitário sediará Ambulatório de Saúde do Trabalhador
Florianópolis - Foi assinado na última terça-feira (13) pelo Procurador-Chefe do Ministério Público do Trabalho em Santa Catarina, Marcelo Goss Neves, e o Reitor da UFSC, Luiz Carlos Cancellier, o Termo de Cooperação Técnica para a implantação do Ambulatório de Saúde do Trabalhador do Sistema Único de Saúde (SUS) de Santa Catarina, junto ao Hospital Universitário, em Florianópolis.
A coordenadora do Ambulatório Edna Maria Niero, abriu a cerimônia ressaltando a importância da implantação e o intuito que o Ambulatório tem de ser um serviço constituído por profissionais de várias formações e saberes técnicos, atendimento direto ao trabalhador com dificuldade de diagnósticos, um locus de aprendizagem aos alunos dos cursos da área de saúde, estabelecer articulações intersetoriais, interinstitucionais e com o controle social, especialmente os trabalhadores e suas organizações.
“O público-alvo são todos os trabalhadores, independentemente de sua localização (urbana ou rural), da sua inserção no mercado de trabalho, de seu vínculo empregatício (público ou privado), assalariado, autônomo, avulso, temporário, cooperativado, aprendiz, estagiário, doméstico, aposentado ou desempregado”, esclareceu Edna.
O Procurador Marcelo Goss disse estar orgulhoso em ver o MPT engajado na iniciativa que “prova uma atuação inovadora e ousada da Instituição, deixando de lado uma conduta mais repressiva em face às empresas e o poder público e buscando soluções que trazem benefício sociais”. Parabenizou todos os integrantes do Fórum de Saúde e Segurança do Trabalhador do Estado de Santa Catarina (FSST-SC) que desenvolveram o projeto do Ambulatório e ressaltou “trata-se de uma proposta diferenciada que por meio do acompanhamento das questões de saúde de trabalho irá subsidiar com elementos novos a atuação de todos para a melhoria nas condições laborais do trabalhador catarinense”.
O reitor da UFSC afirmou que o Ambulatório já estava na agenda há alguns anos e agora se torna uma realidade. “A UFSC é muito grande, tem muita capacidade para crescer e o HU é uma prioridade. Estamos trabalhando na perspectiva de ter um bom atendimento a todos e 100% SUS e esse é um passo importante”, completou.
Fonte: Assessoria de Comunicação Social MPT-SC
(48) 32519913 / (48) 88038833
Publicado em 15/09/2016