Emoção e discursos em defesa dos trabalhadores mais humildes marcam a solenidade festiva de posse da Procuradora-Chefe do MPT-SC
Florianópolis - O Procurador-Geral do Trabalho (PGT), Ronaldo Fleury, participou no dia 23 de outrubro, em Florianópolis, da posse festiva da nova Procuradora-Chefe do Ministério Público do Trabalho em Santa Catarina (MPT-SC), Dra. Quézia de Araújo Duarte Nieves Gonzalez.
Ronaldo Fleury agradeceu à Procuradora Quézia por aceitar o desafio e dedicou conselhos importantes para a assunção do novo cargo: “ser humilde, criativa nestes momentos de congelamento orçamentário - como o empréstimo do auditório do MPF-SC para esta solenidade, pensando o MPU como uma Instituição única -, aprender a ouvir antes de tomar qualquer decisão, saber dizer não e, acima de tudo, preservar princípios éticos e morais; e, na condição de gestora do Ministério Público Brasileiro, atender exclusivamente ao interesse público”.
Reforçou a importância da Procuradoria Regional do Trabalho da 12ª Região, notadamente reconhecida pela atuação em questões como meio ambiente de trabalho em frigoríficos e portos, indústria têxtil, banimento do amianto, combate ao trabalho infantil e inserção das pessoas com deficiência no mercado do trabalho. No entanto, alertou que há muito o que ser feito em defesa dos trabalhadores mais humildes, numa referência à Reforma Trabalhista e à Portaria que diz respeito à fiscalização ao trabalho escravo. “Não enxergo outro adjetivo à essa Portaria senão uma covardia com o trabalhador menos favorecido, que é obrigado a comer comida podre, beber água do coxo junto com o gado, não ter onde tomar banho ou fazer suas necessidades fisiológicas, dormir no chão, debaixo de uma lona.”, afirmou.
O Procurador-Geral encerrou o discurso declarando apoio integral às metas da Dra. Quézia e agradeceu o Procurador Marcelo Goss Neves pelo trabalho realizado como chefe da PRT 12 no biênio 2015/2017.
Quézia fez um discurso emocionado. Começou elogiando não somente a administração, como também a pessoa do Procurador Marcelo Goss, a quem lamentou não estar presente, e agradeceu a Procuradora Alice Nair Feiber Sônego por aceitar ser a vice Procuradora-Chefe em sua administração. Citou cada um dos Procuradores e Servidores com quem iniciou a carreira ainda como Servidora no MPT em 1997 e fez menção a cada colega da Procuradoria e Instituições que ao seu lado a auxiliam na luta pelos direitos dos trabalhadores, a exemplo da realização da Semana Inclusiva Grande Florianópolis. Gratidão também foi dedicada aos pais, irmãs, marido, filhos e a Deus pelos caminhos trilhados até aqui e que a oportunizaram assumir este novo desafio.
Para resumir o que a fez tomar a decisão de estar à frente do MPT em Santa Catarina, a Procuradora-Chefe encerrou sua fala com o poema “A Alegria de Servir” de Gabriela Mistral, o qual disse escutar desde menina declamado pelo seu pai.:
“Toda a Natureza é um desejo de serviço.
Serve a nuvem, serve o vento, servem os vales.
Onde haja uma árvore que plantar, planta-a tu;
Onde haja um erro que emendar, emenda-o tu;
Onde haja um esforço que todos evitam, aceita-o tu.
Sê aquele que afasta a pedra do caminho,
O ódio dos corações e as dificuldades de um problema
Existe a alegria de ser são, e a alegria de ser justo,
Mas existe sobretudo, a formosa a imensa alegria de servir.
Como seria triste o mundo se tudo já estivesse feito,
Se não houvesse um roseiral que plantar, uma empresa que iniciar!
Que não te atraiam somente os trabalhos fáceis.
É tão belo fazer a tarefa a que outros se esquivam!
Mas não caias no erro de que só se conquistam méritos
Com os grandes trabalhos;
Há pequenos serviços que são imensos serviços:
Adornar a mesa, arrumar os bancos, espanar o pó.
Aquele é o que critica, este é o que destrói;
Sê tu o que serve.
O serviço não é tarefa só de seres inferiores.
Deus, que dá o fruto e a luz, serve.
Poder-se-ia chamá-lo assim: Aquele que serve.
E Ele, que tem os olhos em nossas mãos, nos pergunta todo dia:
“Serviste hoje? A quem? À árvore, a teu amigo, à tua mãe?”
Com a voz embargada de emoção, tirou lágrimas de muitos que acompanhavam a cerimônia. Comoção principalmente do pai Célio e das irmãs que estavam sentadas na primeira fila: Pérside Bousfield, também servidora do MPT-SC e a Procuradora do Estado de Santa Catarina, Queila de Araújo Duarte Vahl, que representou o Procurador-Geral do Estado e, sendo a primeira a falar, emocionou a plateia quando revelou o orgulho de estar na posse da primogênita da família.
Na solenidade também estiveram presentes o Procurador Ângelo Fabiano Farias Da Costa, presidente da Associação Nacional dos Procuradores do Trabalho (ANPT), outras autoridades federais, representantes do judiciário catarinense, do governo do Estado, do Município, além de Procuradores e Servidores da Instituição.
Fonte: Assessoria de Comunicação Social MPT-SC
Coordenação: Fátima Reis
Estagiária: Eduarda Hillebrandt
(48) 32519913 / (48) 988038833
Publicado em 06/11/2017