Irmandade Divino Espírito Santo vence concurso cultural para promover a erradicação do Trabalho Infantil

O objetivo da ação foi mobilizar os jovens sobre a importância dos programas de aprendizagem que oportunizam trabalho com educação aos adolescentes

Florianópolis - A Irmandade do Divino Espírito Santo foi a vencedora do Concurso Cultural “Combate ao Trabalho Infantil e Proteção ao Adolescente no Trabalho”, idealizado pelo Fórum Catarinense de Aprendizagem Profissional (FOCAP) e Fórum de Erradicação de Trabalho Infantil em Santa Catarina (FETI-SC), com o documentário “D Existência”. O vídeo aborda a desistência dos jovens da escola, em busca de sustento. Retrata a diferença de crianças e adolescentes que sem a alternativa de capacitação, largam os estudos para vender doces em semáforos, realizar trabalhos braçais, se envolver em tráfico de drogas, enquanto os que têm a oportunidade de permanecer em sala de aula e realizar paralelo um curso de aprendizagem, conseguem uma colocação dentro da lei, num emprego compatível, remunerado e fiscalizado.

Participaram do concurso dez documentários envolvendo também alunos e educadores do Instituto Crescer e Desenvolver, da Fundação Projeto Pescar, do Senai e do Senac de Santa Catarina.

Os trabalhos inscritos foram avaliados pelos voluntários, Luciano Burim, jornalista e cineasta e por Marilha Naccari, professora de cinema na Unisul. Entre os critérios considerados estavam, o envolvimento dos participantes, a qualidade na produção dos vídeos e a adequação da abordagem às situações cotidianas.

Envolvidos na organização, avaliação e das Instituições inscritas no concurso foram certificados numa cerimônia realizada na sexta-feira (19), na sede do Ministério Público do Trabalho em Santa Catarina (MPT-SC), sob a coordenação do Procurador do Trabalho Marcelo Goss Neves, representante regional da Coordinfância e coordenador executivo do FETI-SC.



A premiação dos vencedores ocorrerá dia 30 de outubro às 14h na sede da IDES. O vídeo vencedor e mais sete documentários que participaram do concurso poderão ser acessados, em breve,no blog do Fórum Estadual de Erradicação de Trabalho Infantil e Proteção do Adolescente no Trabalho de Santa Catarina.

A organização do Projeto foi de Viviane Silva Rosa, da Secretaria Estadual da Educação, Josiane Kohls, da Fundação Projeto Pescar e do Rogério Rocha, do Instituto Crescer e Desenvolver. Segundo Viviane, esta primeira edição do concurso atendeu às expectativas. “As instituições apresentaram grande envolvimento com o tema, os alunos se dedicaram nas produções, puderam discutir e ampliar os próprios horizontes e trazer para a sua realidade o problema que é hoje o trabalho infantil em Santa Catarina e a aprendizagem como alternativa de trabalho com educação para o público infanto-juvenil”.

Fonte: Assessoria de Comunicação MPT-SC

Coordenação: Fátima Reis

Estagiárias: Karoline Ribeiro

                Bruna da Silva Ferreira

prt12.ascom@mpt.mp.br

(48) 32519913

Publicado em 24/10/2018

 

Imprimir