Prêmio MPT de Jornalismo: Cerimônia em Brasília entrega R$ 225 mil aos vencedores
Estudantes catarinenses conquistaram a etapa nacional da categoria universitário
Brasília - Os grandes vencedores da quinta edição do Prêmio MPT de Jornalismo foram conhecidos no dia 05 de fevereiro. Foram premiados 36 trabalhos que apresentaram diversos assuntos relacionados ao direito trabalhista no Brasil. A cerimônia ocorreu na sede da Procuradoria-Geral do Trabalho (PGT), em Brasília. Ao todo, foram inscritas 399 reportagens nas categorias jornal impresso e revista impressa, radiojornalismo, telejornalismo, webjornalismo, fotojornalismo e universitário, publicadas ou veiculadas de 1º de maio de 2017 a 30 de outubro de 2018.
O Prêmio Especial MPT de Jornalismo ficou com os jornalistas Nathan Santos, Marília Parente e Eduarda Esteves, autores da reportagem multimídia “Trabalhador – Herança Escravista, Pobreza e Irregularidades”, veiculada no Portal Leia Já. O trabalho também venceu a etapa regional (Nordeste) e nacional da categoria webjornalismo.
Novidade nesta edição do Prêmio MPT de Jornalismo, a categoria Prêmio Especial Igualdade de Oportunidades teve como ganhadora Camila Alves pela reportagem “Impedidas: Machismo e Violência no Futebol”, publicada no Diário de Pernambuco.
A jornalista Lilian Primi foi a vencedora do Prêmio Especial Fraudes Trabalhistas com a reportagem “Terceirização: trabalho desumano e abandono”, publicada na revista Caros Amigos.
As estudantes de jornalismo da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Lívia Schumacher, Catarina dos Santos e Júlia Mallmann, ganharam a etapa nacional na categoria universitário, com a reportagem “Cinco anos da PEC que garantiu direitos aos domésticos”, publicada no jornal laboratório Zero. O texto abordou os desdobramentos da Emenda Constitucional nº72 (PEC das Domésticas), relatando histórias de várias mulheres que tiveram que lutar pelos seus direitos. As estudantes também foram as vencedoras na categoria regional Sul.
Durante a cerimônia, o procurador-geral do Ministério Público do Trabalho (MPT), Ronaldo Fleury, lembrou do rompimento da barragem da Vale em Brumadinho (MG) e enalteceu o papel dos jornalistas em apurar fatos e divulgá-los nos meios de comunicação. “A importância dos jornalistas é levar à sociedade o debate e essas realidades que estão no nosso dia a dia”, disse.
Clique aqui e veja tabela dos vencedores da quinta edição do Prêmio MPT de Jornalismo por categoria e região.
Fonte: Assessoria de Comunicação MPT- SC
Coordenação: Fátima Reis
Estagiárias: Bruna da Silva Ferreira
(48) 32519913
Publicado em 31/01/2019