PTM de Joaçaba recebe informações sobre imigrantes haitianos
Florianópolis - O Coordenador da Procuradoria do Trabalho no Município de Joaçaba, Bruno Martins Mano Teixeira, recebeu na última quinta-feira (03/09), em Florianópolis, a vista do Presidente do CEPA (Conselho Estadual das Populações Afrodescendentes), José Ribeiro.
Na audiência, José apresentou algumas ações que o CEPA vem reivindicando junto ao Governo Estadual para uma melhor a adaptação dos haitianos em Santa Catarina. Dentre elas, a confecção e emissão de cartilhas elaboradas na língua nativa dos imigrantes contendo os direitos a eles assegurados no Brasil, e cursos gratuitos de português direcionados aos trabalhadores estrangeiros.
De acordo com José Ribeiro, também foi solicitado junto ao Ministério do Trabalho e Emprego, um levantamento do número de Carteiras de Trabalho emitidas no estado para haitianos. Estima-se que 5000 haitianos vivem atualmente em Santa Catarina. “ Com o levantamento será possível saber quantos realmente estão trabalhando com registro”, afirma.
O Procurador Bruno diz que é importante o MPT ter ciência de como estão sendo construídas as políticas públicas que assegurem a estes trabalhadores, dignidade, saúde e igualdade.
Fonte: Assessoria de Comunicação Social MPT- SC
(48) 32519913 / (48) 88038833
Publicado em 08/09/2015