• Procuradorias
  • PTM Joinville
  • Combate à Covid-19: Por recomendação do MPT escolas de Joinville vão fornecer máscaras PFF2 aos trabalhadores

Combate à Covid-19: Por recomendação do MPT escolas de Joinville vão fornecer máscaras PFF2 aos trabalhadores

Joinville - Três das maiores escolas particulares de Joinville vão distribuir máscaras PFF2 a todos os seus trabalhadores como forma de prevenção à Covid-19. A medida atende a uma recomendação do Ministério Público do Trabalho em Santa Catarina (MPT-SC). São os colégios Bom Jesus, Siloé e Posiville.

Além dos três estabelecimentos de ensino, uma farmácia e alguns mercados já sinalizaram positivamente à recomendação emitida pelos Procuradores do Trabalho da PTM de Joinville no final de maio a várias empresas, de diversos segmentos, da maior cidade de Santa Catarina.

De acordo com os procuradores, a decisão das empresas que, até o presente momento, acolheram a recomendação, pode servir de exemplo para outras, assumindo o compromisso de  proteger a saúde e a vida dos trabalhadores “já que, diferente da medição de temperatura no pulso, do tapete sanitizante, do espargidor de ozônio, dentre outras, a máscara PFF2 realmente tem uma eficácia comprovada”. A recomendação considera que o equipamento como meio eficiente de proteção traz, por consequência, a redução do impacto da pandemia no município de Joinville que, de acordo com o último boletim epidemiológico(30.04), soma 124 dos 1.425 novos casos confirmados nas últimas 24 horas, mantendo-se com o maior número de casos ativos da Covid-19 no estado.

A Recomendação foi enviada também para a Prefeitura de Joinville, até como forma de ampliar o diálogo sobre a importância do investimento em proteção respiratória de qualidade, medida que auxiliaria a mitigar os efeitos da pandemia no município. “Não custa lembrar que centenas de respiradores PFF2 podem ser adquiridos com os recursos necessários para o custeio de uma diária de UTI. O ideal seria a adoção de uma política pública de distribuição de PFF2 e panfletos com instruções sobre seu uso em terminais de ônibus, unidades de saúde e outros locais públicos, para ampliar o acesso dos trabalhadores aos respiradores. A disseminação de seu uso, além de salvar vidas, reduziria a transmissão do vírus e, consequentemente, a pressão sobre os serviços de saúde”, pondera a Procuradora Priscila Maria Ribeiro.  

Os membros da Procuradoria Regional do Trabalho da 12ª Região estudam a possibilidade de emitir uma recomendação semelhante à da PTM de Joinville para municípios e empresas de todo o Estado de Santa Catarina.

Fonte: Assessoria de Comunicação MPT-SC

Coordenação: Fátima Reis

Estagiários: Erick Vinícius da Silva Souza

(48) 32519913 / 988355654/ 999612861

Publicado em 30/04/2021

Imprimir