• Procuradorias
  • PTM Joinville
  • MPT instaura inquérito civil para investigar denúncia em que se noticiam condições precárias de trabalho em obra pública contratada pelo Município de Joinville

MPT instaura inquérito civil para investigar denúncia em que se noticiam condições precárias de trabalho em obra pública contratada pelo Município de Joinville

Joinville - O Ministério Público do Trabalho em Santa Catarina (MPT/SC) recebeu, no início dessa semana, denúncia de que trabalhadores da empresa Construtora Azulmax Ltda. contratada pelo Município de Joinville para executar obra pública de construção e reforma do Centro de Bem Estar Animal estariam sendo transportados em caminhão baú para o canteiro de obras, não estariam recebendo equipamentos de proteção individual e não teriam locais apropriados para refeição e descanso. Relatou-se que os empregados estariam realizando suas refeições junto aos animais.

No dia seguinte ao recebimento da denúncia, a imprensa já havia noticiado o fato, tendo a notícia ganhado grande repercussão nas mídias sociais.  

Em fiscalização conjunta, feita após a recebimento da denúncia, o Ministério Público do Trabalho e o Ministério do Trabalho, visitaram o canteiro de obras e já não puderam encontrar os trabalhadores em atividade pois a obra havia sido paralisada pelo ente municipal.

Pôde-se, constatar, no entanto, que não havia áreas de vivência, com refeitório e banheiros, disponibilizada aos trabalhadores e que alguns equipamentos utilizados na obra estavam em condições inseguras implicando risco à saúde e segurança dos trabalhadores. Há indícios de que não havia fiscalização adequada das condições de trabalho pela prefeitura, contratante da obra.

Foto: SINSEJ/Divulgação
Foto: SINSEJ/Divulgação

 

O Ministério Público do Trabalho em Santa Catarina (MPT/SC), preocupado com os fatos noticiados, está tomando as medidas apropriadas para garantir que os trabalhadores da empresa Construtora Azulmax Ltda. sejam tratados de forma justa, segura e digna. Conquanto não tenha havido flagrante, a investigação prosseguirá em face da construtora e do Município de Joinville, por meio de requisição de documentos e oitiva de testemunhas. Ao final da investigação, se provados os fatos trazidos ao conhecimento do MPT, exigir-se-á a responsabilização de todos os envolvidos, com a efetiva reparação da sociedade.

Fonte: Assessoria de Comunicação MPT-SC

(48) 32519913/ 98835-5654/ 99961-2861

Publicado em 03/03/2023

Imprimir