Audiências Públicas incentivam empresários a contratar jovem aprendiz

Lages - O Ministério Público do Trabalho em Santa Catarina, em parceria com o Ministério do Trabalho e Emprego de Santa Catarina, do Fórum Erradicação do Trabalho Infantil -FETI/SC e do Fórum Catarinense de Aprendizagem Profissional - FOCAP/SC realizaram na última quinta-feira (25), em Lages, a Audiência Pública - Promoção e Efetivação da Aprendizagem Profissional em Santa Catarina e Combate à Exploração do Trabalho Infantil.

Representantes de aproximadamente 70 empresas de oito municípios da Serra Catarinense compareceram ao encontro, na UNIPLAC. O evento teve como objetivo sensibilizar as empresas com dificuldades no cumprimento da cota legal de aprendizagem. Na região, existem 530 vagas para serem preenchidas por jovens a partir de 14 anos.

Participaram da mesa o Procurador do Trabalho Marcelo Goss Neves, Coordenador Regional da COORDINFÂNCIA pelo MPT/SC, organizador da Audiência Pública, a Juíza Titular da 1ª Vara do Trabalho de Lages, Patrícia Pereira de Sant’Anna, Gestora Regional do Programa de Combate ao Trabalho Infantil e de Estímulo à Aprendizagem do TRT 12ª Região e o gerente de operações do CIEE, Cristian Santiani, presidente da Associação Alberto de Souza de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil e Estímulo à Aprendizagem de Santa Catarina.

Além de abordarem as questões da legislação e fiscalização para o cumprimento da Lei da Aprendizagem, falaram dos avanços no que diz respeito ao tema e explicaram por que a contratação desses jovens é tão importante no combate ao trabalho infantil.

Para sensibilizar o público, uma jovem usou a palavra para contar da experiência vivida antes e após ingressar no mercado de trabalho por meio da aprendizagem. Mais um caso de sucesso apresentado aos empregadores.

 1ª Audiência do ano foi realizada em Xanxerê

Este mesmo trabalho de conscientização ocorreu no dia 16 de março, no auditório da UNOESC, em Xanxerê–SC. Foram convidados a participar empresários, contadores, funcionários dos setores de RH e Jurídico de empresas de seis municípios do oeste do Estado de Santa Catarina.

Na região, as empresas enquadradas na Lei da Aprendizagem são obrigadas a contratar 390 aprendizes para as vagas existentes e não preenchidas.

Fonte: Assessoria de Comunicação MPT-SC

(48) 32519913/ 988355654/999612861

Publicado em 26/04/2024

Imprimir