• Procuradorias
  • PTM Lages
  • MPT cita razões para os acidentes laborais que só no ano passado mataram 4 trabalhadores, em Lages

MPT cita razões para os acidentes laborais que só no ano passado mataram 4 trabalhadores, em Lages

Lages - Na  terça-feira (23), a Associação dos Sindicatos filiados à Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (FIESC), em parceria com os Sindicatos Industriais e apoio do Ministério Público do Trabalho em Santa Catarina (MPT-SC), promoveu Talk Show sobre a Saúde do Trabalhador. A iniciativa faz alusão ao Abril Verde, campanha que visa reduzir acidentes e doenças de trabalho.

O procurador do Trabalho, Jaime Roque Perottoni, coordenador da Procuradoria do Trabalho no Município de Lages, representou o MPT-SC no evento. O procurador destacou a importância da prevenção saúde e segurança do trabalhador ser uma preocupação constante.

 “Acidentes acontecem e nós sabemos as razões. Muitas vezes é atribuída à pressa do empregado que não usa o equipamento de segurança e pela não reposição de equipamentos por parte dos empregadores”, destacou ao comentar sobre os registros de acidentes fatais na região. De acordo com o Observatório de Segurança e Saúde no Trabalho do MPT, no ano passado, somente em Lages, quatro trabalhadores morreram e 418 foram afastados das atividades laborais e receberam auxílios-doença, gerando um gasto previdenciário de R$ 44.556.347,12.

Procurador Jaime (no centro da foto) pontua causas de acidentes de trabalho
Procurador Jaime (no centro da foto) pontua causas de acidentes de trabalho

A técnica em segurança do trabalhador do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest), Angelita Ribeiro, destacou a importância da instituição a qual faz parte para conferir a segurança e prevenir doenças no trabalho por meio de visitas educativa. “Visitamos empresas, indústrias, comércios de variadas atividades. Vamos onde tiver trabalhador”, ressaltou.

O tal show foi organizado pela Associação dos Sindicatos filiados à FIESC, com objetivo de debater sobre os riscos inerentes ao trabalho, avaliar o comportamento dos trabalhadores, incentivar ações para promover a melhoria da qualidade de vida, promover a cultura da prevenção e engajar a sociedade como um todo em torno do assunto.

Organizadores comemoram participação e resultados do evento
Organizadores comemoram participação e resultados do evento

O vice-presidente da FIESC para a Serra Catarinense, Israel José Marcon, comemorou o resultado do evento que, segundo ele, promoveu diálogo cordial e producente entre gestores de empresas, órgãos públicos e de instituições diretamente ligadas ao tema.

 

Fonte: Assessoria de Comunicação MPT-SC

Coordenação: Fátima Reis

Estagiárias: Bruna da Silva Ferreira

                  Laís dos Santos Godinho

 prt12.ascom@mpt.mp.br

(48) 32519913/ 98835-5654

Publicado em 25/04/2019

 

 

Imprimir