Comitiva do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) em visita à PRT12

Florianópolis - O procurador-chefe da Procuradoria Regional do Trabalho da 12ª Região, Marcelo Goss Neves, recebeu na terça-feira (07/12), a visita da comitiva do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), liderada pelo corregedor nacional do MP, Marcelo Weitzel, em passagem por Florianópolis para uma correição extraordinária na área de segurança pública.

A visita institucional foi articulada pelo Procurador do Trabalho Ângelo Fabiano Costa, indicado para ocupar a vaga de conselheiro do CNMP destinada ao Ministério Público do Trabalho (MPT) para o biênio 2021-2023. Também participaram do encontro os demais conselheiros eleitos para a nova gestão do CNMP. Todos serão empossados em breve: o secretário-geral Jaime de Cássio Miranda, eleito para a vaga do Ministério Público Militar; Rinaldo Reis Lima, promotor de Justiça do MP do Rio Grande do Norte; Paulo Cezar dos Passos, procurador de Justiça do MP de Mato Grosso do Sul; Oswaldo D'Albuquerque, procurador de justiça do MP do Acre. Também participaram da visita Sílvio Roberto Amorim, procurador regional da República e promotora de Justiça Fernanda Balbinot, membra auxiliar do CNMP.

Dr. Marcelo Weitzel (ao centro)
Dr. Marcelo Weitzel (ao centro)

O Procurador Marcelo Goss Neves disse se sentir honrado ao receber os conselheiros no MPT-SC no momento em que a Instituição enfrenta diversos desafios, sendo o principal a falta de procuradores do Trabalho num estado tão rico e forte economicamente como Santa Catarina. “É importante passar este recado, pedir um olhar particular e saber que podemos contar com o apoio do CNMP para a solução dos problemas”.

Marcelo Weitzel, corregedor nacional do MP, afirmou que o objetivo da reunião foi exatamente “conhecer a realidade local, trabalhar com ela e ter a noção, a certeza e a convicção de que o que está sendo feito em Brasília tem que estar relacionado a ponta do trabalho, a ponta do colega”. Segundo ele há uma expectativa muito grande, otimista e favorável com a nova gestão e o exemplo foi o encontro no MPT-SC: “a reunião de conselheiros do CNMP junto a um procurador do Trabalho é o que queremos com as demais Instituições que compõem o MP, é o que facilitará muito o diálogo daqui pra frente", enfatizou.

Dr. Ângelo Fabiano e Dr. Marcelo Goss Neves ( da esquerda para  direita da foto)
Dr. Ângelo Fabiano e Dr. Marcelo Goss Neves ( da esquerda para direita da foto)


De acordo com o procurador Ângelo Fabiano, o diálogo institucional visa não somente a melhoria do Ministério Público em nível nacional, como a atuação dos novos conselheiros. “Nosso grande desafio é equilibrar as situações que chegam diariamente ao CNMP, um órgão de controle administrativo, financeiro e dos deveres funcionais, mas que também tem o dever de garantirt a autonomia e o fortalecimento do Ministério Público. Temos o papel de corrigir eventuais equívocos, de combater eventuais excessos de membros do MP, mas também dar respaldo para que eles, nas suas diversas unidades e ramos, tenham uma atuação independente, altiva e de forma a prestigiar a realização dos direitos fundamentais em todas as áreas que o Ministério Brasileiro atua."

Os demais conselheiros também se manifestaram durante o encontro e na fala de cada um ficou clara a intenção da nova gestão do CNMP de fortalecer o entendimento do Ministério Público com a união de todos os ramos, das parcerias entre eles e de uma atuação firme e democrática, sempre baseada no diálogo institucional.

Dr. Marcelo Goss Neves e Dra. Alice Sonego (ao centro)
Dr. Marcelo Goss Neves e Dra. Alice Sonego (ao centro)


A procuradora do Trabalho Alice Feiber Sonego, junto com o procurador-chefe Marcelo Neves, representou as demais procuradoras e procuradores do MPT-SC no encontro, e desejou boa sorte aos novos conselheiros do CNMP, em especial ao Dr. Fabiano com quem trabalhou diretamente na Associação Nacional do Ministério Público (ANMP).

Fonte: Assessorias de Comunicação MPT-SC

Coordenação: Fátima Reis

Estagiário: Erick Vinícius da Silva Souza

(48) 32519913/ 988355654/999612861

Publicado em 09/12/2021

 

Imprimir