Evento marca o primeiro repasse para beneficiados do Microcrédito do Banco Comunitário do IVG com recursos do MPT-SC
Florianópolis - Seis empreendedores de pequenos negócios nas periferias da Grande Florianópolis receberam, na tarde desta quinta-feira (09), o repasse do projeto Microcrédito do Banco Comunitário do IVG – Instituto Pe. Vilson Groh, em parceria com o Ministério Público do Trabalho em Santa Catarina (MPT-SC), responsável pela destinação de verbas para a iniciativa.
Ao todo, R$ 40 mil foram aportados em negócios, sendo quatro no Monte Serrat – Florianópolis, um em São José e outro na Palhoça. Os valores foram definidos conforme apontado no plano de negócios elaborado por cada um dos empreendedores.
Empreendedores falam sobre o Microcrédito do Banco Comunitário do IVG
Um dos empreendedores selecionados é o Anderson V. Paim, cabeleireiro no Monte Serrat. Ele destacou, além da oportunidade de receber a linha de crédito, a participação do Sebrae/SC no processo formativo: “Não foi fácil, mas os consultores foram pacientes e tornaram as oficinas mais leves e proveitosas”.
Patrício da Cruz, também cabeleireiro no Monte Serrat, abriu outra frente de trabalho em meio à pandemia: fazer salgados. E com a oportunidade do Microcrédito, viu a chance de ampliar seu negócio: “Já fui para São Paulo pesquisar equipamentos mais modernos para a produção de salgados em maior escala e começar a vender para os supermercados”.
Lauryn S. de Souza é uma das empreendedoras que vai prosseguir no ramo da beleza. “Há um ano que eu trabalho com cílios e sobrancelhas e estou muito feliz. Tenho certeza que o Microcrédito vem como uma virada de chave, que vai possibilitar abrir meu estúdio e ampliar meu leque de serviços”, compartilhou.
Jaciara Domingos trabalha com produção de doces e salgados assados em Palhoça. Ela contou que foi muito gratificante participar do projeto e ficar entre os seis selecionados. “Vai me ajudar muito; vou comprar os equipamentos necessários para alavancar as vendas”, acrescentou.
Daura P. Miguel é empreendedora há três anos e não pretende voltar a trabalhar de carteira assinada. Mas a rotina é ainda mais puxada, segundo ela: “Pela manhã eu asso os pães, bolos e salgados e, à tarde, eu começo a vender e entregar no próprio condomínio onde moro, que tem 46 blocos”.
E por último, a doceira Grazieli C. dos Santos se emocionou ao agradecer a oportunidade. “O Microcrédito vai abrir muitas portas. Vou comprar novos equipamentos, ter meu espaço de produção e venda de doces, e convidar todos para a inauguração”, finalizou.
Diretoria do IVG e procurador do MPT/SC destacam importância do Microcrédito do Banco Comunitário do IVG
O diretor financeiro do IVG, Mário Capella Tavares, reforçou a alegria de ver o projeto com empreendedores tão dedicados em crescer nos seus negócios. “O que queremos, em parceria com o Sebrae/SC e o MPT/SC, é abrir uma possibilidade de vocês realizarem muito mais. Não é um mero repasse financeiro. Nosso objetivo é que vocês estejam aptos para ter sucesso e prosperar”, ressaltou.
O procurador do Trabalho Luciano Arlindo Carlesso, que fez o repasse de verbas oriundos da atuação do 10º no MPT-SC, agradeceu a oportunidade de firmar essa parceria com o IVG e chamou a atenção para as possibilidades de geração de emprego e renda: “O Microcrédito fortalece as comunidades da periferia possibilitando o fomento para uma economia solidária, gerando renda e oportunidades de emprego para outras. O Ministério Público do Trabalho vê esse processo com bastante carinho”.
O presidente do IVG, Pe. Vilson Groh, parabenizou os selecionados e destacou como o projeto pode “realmar” a economia. “Dentro dos nossos territórios há um grande potencial. Se juntarmos esse potencial cultural, social e econômico, e atrair os recursos do centro para dentro dessas comunidades, conseguimos puxar o caminho do desenvolvimento sustentável pela perspectiva da solidariedade e cooperação”, finalizou.
O que é o Microcrédito do IVG
O Microcrédito do IVG é uma realização do Instituto em parceria com o Ministério Público do Trabalho de Santa Catarina (MPT-SC) e o Sebrae-SC. O projeto teve 3 etapas: divulgação da oportunidade e seleção dos participantes, oficinas de capacitação e mentorias, apresentação e avaliação dos planos de negócio e de investimento. O objetivo é estimular o fortalecimento de pequenos negócios já em funcionamento nas comunidades atendidas pela Rede IVG.
A chamada para empreendedores foi realizada em outubro do ano passado, com a seleção de empreendedores e a realização da formação (capacitação) para a construção do plano de negócios. Após as formações, o IVG selecionou os empreendedores de acordo com os critérios abaixo:
- Participação nas formações e mentorias individuais com o Sebrae/SC;
- Consistência e qualidade do plano de negócios;
- Importância do faturamento do negócio na renda familiar;
- Histórico de “bom pagador”;
- Formalização do negócio com MEI ou outro;
- Garantia de seguimento às leis trabalhistas.
Os recursos são repassados pelo IVG a cada empreendedor de acordo com o valor necessário para atender o plano de negócios, até o limite de R$10.000,00. Não há cobrança de juros e o período de carência é negociado com cada empreendedor, variando entre 1 e 6 meses. O prazo de pagamento é negociado individualmente, de acordo com o retorno planejado no plano de negócios, variando de 6 a 36 meses.
Os empreendedores escolhidos assinam um contrato com o IVG com os acordos definidos entre as partes e um termo de compromisso de que a empresa não incorrerá em práticas ilegais de trabalho como trabalho infantil, contratações informais, dentre outras irregularidades do mundo laboral.
O programa segue também preceitos da economia circular, pois a renda, quando devolvida, retorna ao mercado por meio de novos apoios aos empreendedores das periferias.
Detalhes do Microcrédito do IVG você encontra aqui.
Fonte: Assessoria IVG
Reprodução: Assessoria de Comunicação MPT-SC
(48) 32519913/ 98835-5654/ 99961-2861
Publicado em 09/02/2023