Inspeções avaliam acessibilidade em empresas com mais de 500 trabalhadores no Brasil
Florianópolis - O Projeto "Inclusão da Pessoa com Deficiência e Reabilitados no Mercado Formal de Trabalho" do Ministério Público do Trabalho, visita empresas com mais de 500 trabalhadores em todo o Brasil para conhecer as estruturas de trabalho e avaliar as questões de acessibilidade para os públicos interno e externo.
O objetivo é ver como estes estabelecimentos estão preparados para receber e contratar pessoas com deficiência e reabilitados do INSS, oferecendo as condições adequadas e assegurando a igualdade de oportunidades. As empresas selecionadas para as diligências estão com o número de trabalhadores abaixo do que determina a Lei de Cotas para Pessoas com Deficiência (8.213/91).
Em Santa Catarina, o Ministério Público do Trabalho (MPT-SC) inspecionou, no dia 22 de maio, o JB World Entretenimentos S.A, mais conhecido como Beto Carrero Word, em Penha. A diligência foi acompanhada pela Procuradora do Trabalho Alice Feiber Sônego, coordenadora regional da COORDIGUALDADE (Coordenadoria Nacional de Promoção da Igualdade de Oportunidades).
Durante a visita verificou-se várias barreiras à acessibilidade dos trabalhadores e do público e constatou-se a necessidade de adequações dos ambientes laborais, tanto no que diz respeito a arquitetura quanto nas mobílias, em conformidade com as normas técnicas NBR 9050 da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas). A empresa terá que regularizar a situação para garantir a contratação das pessoas com deficiência e reabilitados do INSS e, dessa forma, preencher as vagas destinadas a esse público.
Fonte: Assessoria de Comunicação MPT-SC
(48) 32519913/ 988355654/999612861
Publicado em 29/05/2024