Assédio moral no trabalho é tema do Congresso Internacional que começa amanhã em Florianópolis
Evento terá palestras multidisciplinares e minicursos com inscrições gratuitas
Florianópolis - O assédio moral nas relações de trabalho, as formas de identificar e coibir esse tipo de opressão e exclusão social serão alguns dos temas debatidos por especialistas, em saúde e direito do trabalho, de diferentes países da América Latina (Brasil, Espanha, México, Cuba, Venezuela, Porto Rico, Uruguai, Argentina e Chile), no III Congresso Ibero-americano sobre Assédio Moral no Trabalho e IV Seminário Catarinense de Prevenção ao Assédio Moral no Trabalho, que será realizado a partir desta quinta-feira (08) até 11 de outubro, nas instalações do Centro de Eventos da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), em Florianópolis (SC).
O encontro é promovido pelo Departamento de Psicologia da UFSC, Universidade Federal do Paraná (UFPR), Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e pelo Fórum Saúde e Segurança do Trabalhador no Estado de Santa Catarina (FSST/SC), coordenado pelo Ministério Público do Trabalho (MPT), com apoio do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), por meio da Superintendência Regional do Trabalho e Emprego em Santa Catarina (SRTE/SC), órgãos governamentais, sociedade civil, representantes dos trabalhadores e empregadores.
Com inscrições gratuitas, a programação do Congresso Ibero-americano contará com minicursos e apresentações ministradas por brasileiros(as) e especialistas de outros países da América Latina. Dentre os(as) palestrantes estão a médica e pesquisadora da Pontifícia Universidade Católica (PUC), Margarida Barreto, o advogado e doutor em psicologia, José Roberto Heloani - que são pioneiros nos debates brasileiros sobre o assédio moral nas relações de trabalho, a secretária geral da Associação Latino-americana de Advogados Trabalhistas e professora da Faculdade de Direito da Universidade de Havana, Lydia Guevara Ramírez e do psicólogo e pesquisador da Universidade Autônoma do Estado do México, Elías García Rosas.
Para mais informações sobre o Congresso Internacional como programação das palestras, inscrições para os minicursos e apresentações, acesse o site do evento: http://iberoacosolaboral2015.ufsc.br/
O objetivo do evento é promover o encontro entre diversas culturas que terão a oportunidade de trocar conhecimento e experiências à respeito de um tema que preocupa a sociedade. Atualmente, o assédio moral no trabalho é responsável pelo adoecimento de muitos trabalhadores, pois causa danos psíquicos, desencadeia doenças e pode levar ao suicídio.
O encontro pretende levar o conhecimento indispensável para os debates sobre as possibilidades de intervenção e a elaboração de políticas públicas voltadas à saúde mental e prevenção das doenças psíquicas, muitas vezes resultantes da pressão por metas e resultados exigidos pelas organizações.
Casos em SC - A segunda causa de afastamento do trabalho são os acometimentos de males psicológicos decorrentes no ambiente de serviço. O Ministério Público do Trabalho (MPT), que recebe denúncias das relações inapropriadas no ambiente laboral, registrou 613 denúncias de assédio moral, de janeiro/2013 a agosto/2015, em Santa Catarina. Foram 204 procedimentos instaurados em 2013, 216 casos em 2014 e 193 somente nos oito primeiros meses de 2015, demonstrando um elevado acréscimo dos números, sendo uma média de 20 casos por mês.
Fonte: Assessoria de Comunicação Social MPT-SC
(48) 32519913 / (48) 88038833
Publicado em 07/10/2015