IATEL ganha verbas de acordo judicial do MPT para criar o Centro da Dislexia
Florianópolis - O Instituto da Audição e Terapia da Linguagem (IATEL), com sede em Florianópolis, recebeu do Ministério Publico do Trabalho em Santa Catarina, uma doação de R$ 100.000,00 (cem mil reais) para aquisição de equipamentos visando a ampliação do serviço de audiologia realizado pela Instituição.
A verba é decorrente de acordo judicial de uma ação civil (ACP 0080-2002.026.12.00-0) do Procurador do Trabalho Acir Alfredo Hack contra a empresa OI S/A, homologado na 3ª Vara do Trabalho de Florianópolis. O dinheiro vai possibilitar a compra de um Audiômetro de Diagnostico e mais três aparelhos de última geração que permitem diagnósticos mais rápidos e eficientes de doenças auditivas, inclusive em recém-nascidos. Com a aquisição dos equipamentos a intenção do Instituto é criar o Centro de Referência da Dislexia.
Dentre os vários benefícios, o Centro vai atender a Lei Estadual nº 14.658 de 16 de Janeiro de 2009 e permitir um diagnóstico preciso dos alunos da rede pública que apresentam dificuldades na leitura e na escrita e podem ser vítimas do Transtorno da Dislexia. A doença identificada durante a alfabetização, geralmente provoca uma significativa defasagem no aprendizado e no desenvolvimento infantil.
No Termo de Doação e Responsabilidade com o MPT, a IATEL se comprometeu em, após a aquisição de bens a não aliená-los enquanto estiverem em boas condições de uso e mantê-los com destinação exclusiva ao uso da entidade, sob pena de ressarcimento do valor correspondente aos cofres de fundo específico indicado pelo Ministério Público do Trabalho.
O que é o IATEL
O IATEL é uma entidade não governamental de assistência social que desenvolve ações de habilitação e reabilitação social e funcional de pessoas com problemas de linguagem e comunicação, visando garantir a inclusão social e comunitária dos PCDs que procuram a Instituição.
O Instituto realiza audiometria tonal limiar, logoaudiometria, imitanciometria e otoemissões para público interno e também para o público encaminhado por setores públicos e privados à Instituição. O atendimento é mantido com recurso próprio e já beneficiou mais de 141 famílias, envolvendo crianças, jovens, adultos, idosos de Florianópolis, São José, Palhoça, Biguaçu, Águas Mornas, Angelina, Santo Amaro da Imperatriz, Garopaba, Tubarão, Criciúma, Sombrio, entre outros municípios.
Fonte: Assessoria de Comunicação Social MPT-SC
(48) 32519913 / (48) 88038833
Publicado em 20/06/2016