Mediação do MPT e TRT pode pôr fim a negociação salarial dos motoristas e cobradores de ônibus de Blumenau que se arrasta desde o ano passado
Florianópolis - Nesta sexta-feira (16), ocorreu mais uma audiência de negociação mediada pelo Tribunal Regional do Trabalho da 12 ª Região e Ministério Público do Trabalho em Santa Catarina (MPT-SC), com representantes dos sindicatos dos motoristas e das empresas de ônibus de Blumenau.
A mediação feita pela Procurador Regional do Trabalho Cinara Sales Graeff e pelo desembargador Roberto Basilone, vice-presidente do TRT-SC, promoveu a aproximação de empresários e trabalhadores com o objetivo de encerrar o conflito que se arrasta desde o ano passado.
A categoria pede reposição salarial de 1,83%, aumento real de 3% no salário, reajuste do vale-alimentação de R$ 700 para R$ 820 e uma cláusula geral de proteção em relação às modificações trazidas pela da Reforma Trabalhista. Desde que começaram as negociações, motoristas e cobradores fizeram três paralisações, sendo a última em fevereiro de 2018.
Em julho do ano passado a Prefeitura de Blumenau romper o contrato de concessão com o Consórcio Siga e substituiu pela empresa Blumob e, mesmo assim, a insatisfação dos trabalhadores continuou.
Ao final da reunião de hoje, as partes levaram a proposta entabulada pelo MPT e TRT para apreciação e deliberação das respectivas categorias, visando o fim do conflito e das paralisações. Os valores e percentuais acertados serão divulgados somente após a aprovação em assembleias.
A mediação que sinaliza o fim do impasse, segundo a Procuradora Cinara Sales Graeff, vem em favor não apenas das partes envolvidas, mas do bem-estar da sociedade blumenauense que depende do transporte coletivo e não pode ficar sem o serviço.
Fonte:Assessoria de Comunicação Social MPT-SC
Coordenação: Fátima Reis
Estagiária: Eduarda Hillebrandt
(48) 32519913 / (48) 999612861
Publicado em 16/03/2018