MPT participa de Seminário sobre Saúde Mental dos Trabalhadores
Blumenau - O Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos Bancários de Blumenau e Região, em conjunto com a FETEC-SC e o Sindicato dos Professores e Servidores da FURB, realizará amanhã (08) e quarta-feira (09), na Universidade Regional de Blumenau, o Seminário sobre a Saude mental dos Trabalhadores.
Nesta terça-feira, às 19 horas, no auditório do Bloco T, serão palestrantes o procurador do Ministério Público do Trabalho (MPT), Sandro Sardá, e o fiscal do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), Paulo Cervo.
No dia 09, às 19 horas, no auditório do Bloco J, vão falar aos participantes, a psicóloga Elisa Ferreira e o auditor ambiental, Elvis Dias. Para encerrar os debates, o médico de engenharia de produção da USP, Laerte Sznelwar, abordará “A construção da saúde dos bancários – um desafio frente a cenários desfavoráveis”.
Participarão do seminário, além dos trabalhadores do setor, autoridades da saúde e de defesa do trabalhador convidados, acadêmicos e sociedade em geral.
A intenção do evento, segundo o Presidente do Sindicato, Leandro Spezia, é levar a público a real situação enfrentada hoje pelos bancários, vítimas do assédio moral organizacional. A profissão, de acordo com ele, está entre as campeãs em afastamentos médicos devido ao estresse do dia a dia provocado, principalmente, pela imposição e cobrança de metas.
Leandro diz que o sindicato tem hoje 1.200 afiliados, sendo que uma média de 40% vive doente. “Quem não está afastado, segue na atividade, mas com o uso de medicamento para tratar doenças de transtornos mentais como depressão, síndrome do pânico e outras. Conhecendo nossa realidade, poderemos unir forças e mudar este quadro”, afirma.
As inscrições para o seminário são gratuitas. Para ver a programação completa Clique aqui.
Fonte: Assessoria de Comunicação Social MPT-SC
(48) 32519913 / (48) 88038833
Publicado em 07/04/2015