Recursos da atuação do MPT viabilizam a formação de 76 profissionais em Vigilância em Saúde do Trabalhador em Santa Catarina
Criciúma - O Escritório das Nações Unidas de Serviços para Projetos (UNOPS) está apoiando a formação de 76 profissionais em Vigilância em Saúde do Trabalhador em Santa Catarina. A capacitação atende aos objetivos da Política Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora (PNSTT) e promove a integração desta política nos municípios do estado, para que os servidores da área de Vigilância consigam realizar ações de intervenção nos territórios onde atuam.
O curso foi viabilizado pelo UNOPS com recursos oriundos da atuação do Ministério Público do Trabalho no Município de Criciúma. É fruto de uma parceria institucional entre a Secretaria Estadual de Saúde de Santa Catarina, a Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca (ENSP), da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), e a Fiotec, fundação que apoia a Fiocruz.
A abertura do curso ocorreu na segunda-feira (21), com a participação do coordenador do Centro de Estudos da Saúde do Trabalhador e Ecologia Humana da Fiocruz, Luiz Cláudio Meirelles, da diretora de Vigilância Sanitária de Santa Catarina, Lucélia Ribas, dos procuradores do Trabalho BrunoMano Teixeira e Ana Roberta Tenório, e da gerente de projetos do UNOPS Carolina Roccon, entre outras autoridades.
“A área de Vigilância em Saúde do Trabalhador tem passado por muitas dificuldades. Há um grande retrocesso, relacionado aos processos de automação e à precarização do trabalho. Isso exige um esforço redobrado de rearticulação. Esse curso se encaixa nessa perspectiva”, comentou Luiz Claudio. A formação inclui 140 horas/aula (com encontros presenciais e a distância) e três meses de tutoria, com profissionais referência no assunto.
“Os tutores estão no país inteiro e podem trazer as melhores contribuições no que diz respeito à vigilância em saúde. Espero que a gente consiga fazer, em Santa Catarina, um modelo que possa ser seguido em todo o país”, disse o procurador Bruno Teixeira.
A procuradora Ana Roberta destacou a importância da parceria com o UNOPS para viabilizar o treinamento. "No contexto de organização e aplicação dos recursos destinados pelo MPT na capacitação da vigilância sanitária em saúde do trabalhador, o UNOPS vem somar com sua expertise de desenvolvimento e acompanhamento de projetos, tornando possível, de forma efetiva e transparente, a realização da capacitação."
A gerente de projetos do UNOPS Carolina Roccon falou do potencial da formação. “Este é um tema central, especialmente no momento em que vivemos tantas rupturas paradigmáticas e desafios no mundo do trabalho. Tenho certeza que as sementes surgidas nesta capacitação darão bons frutos e fortalecerão, ainda mais, a atuação da vigilância em saúde do trabalhador em Santa Catarina."
Fonte: Assessoria de Comunicação MPT-SC
Coordenação: Fátima Reis
(48) 32519913/ 988355654/999612861
Publicado em 22/03/2022