MPT em Criciúma/SC promove Ação Civil Pública contra Indústria de Baterias


Criciúma - O Ministério Público do Trabalho ajuizou ação civil pública buscando tutelar a saúde dos empregados da Indústria de Acumuladores Elétricos e Montadora Sul Light Ltda e Sul Max Montadora de Acumuladores Elétricos Ltda, com sede no município de Morro da Fumaça, no sul do estado.


Após a finalização de Inquérito Civil, instaurado para apurar a situação do meio ambiente de trabalho das empresas que se dedicam à fabricação e reciclagem de baterias, envolvendo potencial risco à saúde dos trabalhadores decorrente da exposição ao chumbo, constatou-se que não houve a implementação, de forma adequada, do equipamento de proteção coletiva – sistema de exaustão eficaz, o que ensejou a propositura da medida junto ao Poder Judiciário.

Os requerimentos do Ministério Público estão fundamentados nos relatórios do CEREST, cujo teor demonstram o iminente risco à saúde e à segurança dos trabalhadores. A Procuradora do Trabalho responsável pelo caso, Thaís Fidelis Alves Bruch, afirma que a principal irregularidade está no alto índice de chumbo verificado no parque fabril.

Fonte: Assessoria de Comunicação Social MPT-SC
(48) 32519913 / (48) 88038833
prt12.ascom@mpt.gov.br

Publicado em 26/06/2014

Imprimir