Macrorregional do CEREST do sul do estado terá que capacitar servidores para atuar na proteção aos trabalhadores
Criciúma - O CEREST (Centro de Referência em Saúde do Trabalhador) da macrorregional do sul do estado irá oferecer treinamento de VISAT – Vigilância em Saúde do Trabalhador - para os seus fiscais e aos fiscais das vigilâncias da região, bem como readequar a sua estrutura quantitativa e qualitativa de pessoal, com atuação voltada a promover a saúde e a redução da morbimortalidade da população trabalhadora.
As regras determinadas pela Rede Nacional de Atenção Integral à Saúde do Trabalhador (RENAST), constitui a principal estratégia par a implementação da Política Nacional de Saúde do Trabalhador no Sistema único de Saúde (SUS), sendo que a Vigilância em Saúde do Trabalhador (VISAT) compreende um conjunto de ações e práticas que envolvem desde a vigilância sobre os agravos relacionados ao trabalho. Tais questões foram tratadas em reunião promovida pelos Procuradores do Trabalho Amanda Fernandes Ferreira Broecker e Bruno Martins Mano Teixeira, envolvendo o CEREST Estadual, CEREST Regional e representantes das Vigilâncias Sanitárias de Criciúma, Araranguá e Tubarão.
Diante da demanda de qualificação de vigilantes sanitários em matéria de saúde do trabalhador e da necessidade desenvolvimento de ações de VISAT, foi construída uma proposta de solução para o problema para formação dos profissionais das regiões da AMREC, AMESC e AMUREL.
O curso básico para as ações de fiscalização da saúde do trabalhador será realizado entre os dias 13 a 17 de agosto, em Criciúma. O curso terá 50 vagas disponíveis, sendo 40 destinadas aos fiscais da macrorregião do CEREST (47 municípios). Eles deverão preencher alguns requisitos, como serem efetivos na vigilância sanitária e não estarem prestes a adquirir aposentadoria.
A formação e qualificação desses agentes é de fundamental importância para a prevenção da saúde dos trabalhadores e, por consequência ao MPT, já que os fiscais capacitados poderão auxiliar na fiscalização de denúncias de irregularidades relacionadas ao meio ambiente laboral.
Fonte:Assessoria de Comunicação Social MPT-SC
Coordenação: Fátima Reis
Estagiária: Eduarda Hillebrandt
(48) 32519913 / (48) 999612861
Publicado em 14/05/2018