Seminário sobre amianto encerra ações do Abril Verde com parceria do MPT
Criciúma - O Primeiro Seminário de Saúde do Trabalhador da Região Sul: Ações Interinstitucionais relacionadas ao Amianto em Santa Catarina, no auditório da Associação dos Municípios da Região Carbonífera (AMREC), em Criciúma, encerrou hoje as atividades do Abril Verde com a parceria do Ministério Público do Trabalho em Santa Catarina (MPT-SC).
“A luta do banimento do amianto no Brasil e no mundo: desafios e perspectivas” foi o tema abordado pela Engenheira Civil e de Segurança do Trabalho Fernanda Giannasi, desde a década de 90 coordenadora Rede Virtual – Cidadã pelo banimento do amianto para a América Latina e fundadora da Associação Brasileira dos Expostos ao Amianto (ABREA).
Em seguida a Procuradora Regional do Trabalho Márcia Kamei Aliaga, gerente do Programa Nacional de Banimento do Amianto do MPT, e o Procurador do Trabalho Bruno Martins Mano Teixeira, coordenador da Procuradoria do Trabalho no Município de Criciúma, falaram sobre o papel das instituições na busca de um ambiente livre de amianto.
A coordenadora do CEREST Regional Macro SUL, Evelyn Brognoli abordou a questão dos efeitos do amianto no meio ambiente e na saúde humana, e a Gerente de Saúde do Trabalhador da Secretaria Estadual da Saúde, Regina Dal Castel Pinheiro, expos as intervenções do CERETS nas questões que envolvem a fibra utilizada na fabricação de telhas e outros produtos e que está proibida em todo o território catarinense há dois anos com a assinatura da Lei Estadual de Banimento do Amianto.
Para encerrar o Seminário, o advogado da ABREA, Paulo Lemgruber, e o médico Roberto Ruiz, consultor dos ex-trabalhadores da Shelll/BASF explicaram ao público presente como as pessoas se organizam para melhorar sua condição de vida.
Este mês é marcado pela campanha Abril Verde, em prol da prevenção de doenças e acidentes de trabalho. O Ministério Público do Trabalho (MPT) é ativo nesta luta, promovendo ações e eventos com o objetivo de conscientizar a população sobre a importância do meio ambiente de trabalho seguro.
Fonte: Assessoria de Comunicação MPT-SC
Coordenação: Fátima Reis
Estagiárias: Bruna da Silva Ferreira
Laís dos Santos Godinho
(48) 32519913/ 988355654
Publicado em 29/04/2019