Projeto Resgate a Infância retorna à Santa Catarina

Joaçaba será o município do Estado a desenvolver as ações que já são realizadas em outras cidades do Brasil pela COORDINFÂNCIA

Joaçaba - De 22 a 25 de maio, a Procuradoria do Trabalho do Município de Joaçaba realiza na ci-dade o Projeto Resgate a Infância – Etapa Santa Catarina, com o propósito de prevenir e combater o trabalho infantil, conscientizar a sociedade, fomentar políticas públicas, promover a formação profissional e proteger o trabalhador adolescente.

O projeto está sendo implementado pela Procuradora do Trabalho Luísa Carvalho Rodri-gues, representante titular da Coordenadoria Nacional de Combate à Exploração do Trabalho da Criança e do Adolescente (COORDINFÂNCIA) no Ministério Público do Trabalho em Santa Catarina (MPT-SC), em articulação com a Coordenadoria Nacional e com o auxílio dos servidores Mariane Terplak e Rafael Nunes Ribeiro.

Em diversos municípios do Brasil, o Projeto já foi implementado pela COORDINFÂNCIA. No ano de 2017, Joaçaba foi o município escolhido no Estado de SC por apresentar uma taxa de 16,8% de crianças e adolescentes em situação de trabalho, conforme dados do IBGE/2010.
 
A proposta é unificar três eixos de atuação (educação, aprendizagem e políticas públicas), para a erradicação do trabalho infantil no município, com os seguintes objetivos específicos:

• Aprimorar a atuação do MPT na prevenção e combate ao trabalho infantil, por meio de ações integradas com os outros órgãos públicos e as entidades da sociedade civil (inter-setorialidade);
• Conscientizar a sociedade sobre os prejuízos do trabalho infantil, bem como sobre a proteção ao trabalho do adolescente;
• Exigir a oferta de vagas nos cursos de aprendizagem pelas entidades formadoras qualificadoras; e a contratação de aprendizes pelas empresas que ainda não cumprem a cota de aprendizagem;
• Promover o cumprimento da cota legal de aprendizagem pelas empresas que ainda não cumprem a cota de aprendizagem;
• Atuar, nas diferentes regiões do país, por meio de estratégias adequadas para o enfren-tamento do problema conforme realidade local.

No dia 28 de abril, o Projeto foi apresentado às autoridades municipais e representantes de entidades ligadas à rede de Proteção da Criança e do Adolescente de Joaçaba. Na oportunidade também houve o apelo para uma articulação eficiente na atuação de enfrentamento ao trabalho infantil na região.

Da esquerda para direita: Defensor Público do Estado de SC, Alessandro Cantelli de Souza, servidor da PTM Rafael Nunes Ribeiro, Procuradora do Trabalho Luísa Carvalho Rodrigues, Juíza do Trabalho Lisiane Vieira, Juiz de Direito da Infância e da Juventude Alexandre Dittrich Buhrm, servidora da PTM Clarice Schimitz Portz, servidora da PTM Mariane Terplak
Da esquerda para direita: Defensor Público do Estado de SC, Alessandro Cantelli de Souza, servidor da PTM Rafael Nunes Ribeiro, Procuradora do Trabalho Luísa Carvalho Rodrigues, Juíza do Trabalho Lisiane Vieira, Juiz de Direito da Infância e da Juventude Alexandre Dittrich Buhrm, servidora da PTM Clarice Schimitz Portz, servidora da PTM Mariane Terplak

A Programação do Projeto Resgate a Infância – Etapa Santa Catarina seguirá o seguin-te cronograma:

DIA 22-05-2017 – EIXO POLÍTICAS PÚBLICAS
- Levantamento de dados junto à rede de proteção à criança e ao adolescente (Conselho Tutelar, CMDCA, CRAS, CREAS, Serviços de Convivência), a fim de realizar análise da estrutura da rede existente no Município para a proteção das crianças e adolescentes.
- Reunião com os gestores públicos do Município de Joaçaba para análise dos dados le-vantados (Secretaria de Assistência Social, Secretaria da Educação, Secretaria da Saú-de, Secretaria de Governo/Administração e Prefeito).

DIA 23-05-2017 – EIXO EDUCAÇÃO
- Realização de oficina de capacitação dos educadores da rede pública, com o objetivo de capacitar, qualificar e sensibilizar os educadores municipais sobre o que é trabalho in-fantil, fomentando a execução do projeto MPT na Escola, quando toda a comunidade es-colar será envolvida, especialmente alunos do 4º e 5º anos do Ensino Fundamental.   

DIA 24-05-2017 – EIXO APRENDIZAGEM
- Realização de audiência coletiva com as empresas de Joaçaba bem como com as enti-dades do Sistema S e escolas técnicas, tendo por objetivo o cumprimento da cota de aprendizagem.

DIA 25-05-2017 – FINALIZAÇÃO DO EIXO POLÍTICAS PÚBLICAS
- Realização de oficina de capacitação dos profissionais da rede de proteção de crianças e aos adolescentes (CRAS, CREAS, CMDCA, Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, Conselho Tutelar), com o objetivo de capacitar, qualificar e sensibilizar os educadores municipais sobre o que é trabalho infantil, para que também possam ser agentes identificadores do trabalho infantil.

Para conhecer detalhes do Projeto Resgate a Infância e sua descrição técnica, assista ao vídeo no link: https://www.youtube.com/watch?v=xYKCzm26Tkg.

Fonte:  Assessoria de Comunicação Social MPT-SC

(48) 32519913 / (48) 988038833

prt12.ascom@mpt.mp.br

Publicado em 16/05/2017

 

Imprimir