Entra na segunda fase projeto que leva o debate do trabalho infantil para escolas de Joinville

Joinville - O projeto piloto que está levando ao ensino fundamental de Joinville a temática do trabalho infantil para crianças da 4ª e 5ª séries, entra numa nova fase. Em outubro os representantes do Ministério Público do Trabalho em Santa Catarina (MPT-SC), do Tribunal Regional do Trabalho da 12ª Região (TRT-SC), da Ordem dos Advogados do Brasil, da Secretaria Municipal de Educação e da Universidade Regional de Joinville (Univille) começaram as visitas nas escolas onde os alunos escolhidos participam da atividade.

Nesta segunda etapa do projeto iniciado em setembro, os universitários, sob supervisão das instituições coordenadoras do projeto, reforçam junto aos alunos e professores a gravidade do trabalho infantil e a necessidade da prevenção e da erradicação da exploração do trabalho de crianças e adolescentes. Dentro de sala de aula são desenvolvidas atividades com os alunos como exposição e a confecção do catavento símbolo da luta global contra o trabalho de crianças e adolescentes.

criancas-fazem-catavento
criancas-fazem-catavento

Professores têm tarefas definidas para auxiliar os estudantes na criação de um avatar (quartas séries) e de um slogan direcionados ao tema proposto (quintas séries) que, no dia 9 de dezembro serão apresentados e, posteriormente, selecionados por uma comissão especializada da OAB para premiações de primeiro e segundo lugar. São eles:

●    Primeiro colocado de cada turma: Kindle
●    Segundo e terceiro colocados de cada turma: coleção de livros


 
No dia 20/10 a visita foi à escola municipal Avelino Marcante (Extensão). Participam a Procuradora do Trabalho Ana Carolina Martinhago Balam, representante da Coordenadoria Nacional de Combate à Exploração do Trabalho Infantil da Criança e do Adolescente (Coordinfância) no MPT-SC, e universitárias da Univille.


 
Ao todo cerca de 400 alunos das quartas e quintas séries da rede municipal de Joinville participam da proposta. A ideia nasceu com a finalidade de difundir a temática junto ao público infantojuvenil dentro das escolas, por ser um local privilegiado de aprendizagem de direitos humanos e com um ambiente favorável para difundir e ampliar a rede de proteção da criança e do adolescente.

Fonte: Assessoria de Comunicação Social MPT-SC

(48) 32519913 / (48) 999612861

Publicado em 03/11/2022

 

Imprimir