Procuradora do Trabalho promove formação sobre combate ao trabalho infantil em Ilhota

Joinville - No dia 22 de junho, a Procuradora do Trabalho Ana Carolina Martinhago Balam, coordenadora da COORDINFÂNCIA (Coordenadoria Nacional de Combate ao Trabalho Infantil e de Promoção e Defesa dos Direitos de Crianças e Adolescentes), no Ministério Público do Trabalho em Santa Catarina esteve presente no município de Ilhota, localizado em Santa Catarina, para oferecer uma formação acerca de estratégias efetivas no combate ao trabalho infantil. O evento contou com a participação de profissionais do Sistema de Garantia de Direitos da Criança e do Adolescente (SDGCA), que desejavam aprimorar seus conhecimentos sobre o tema.

A ação reuniu representantes de diferentes áreas, incluindo educação, assistência social, saúde, segurança, poder legislativo e poder executivo, em um esforço conjunto para discutir e aprender sobre as melhores práticas na luta contra o trabalho infantil no município.

Essa iniciativa faz parte de um amplo projeto de políticas públicas desenvolvido pelo Ministério Público do Trabalho (MPT) em Ilhota, com o objetivo de conscientizar e capacitar os profissionais responsáveis pela proteção dos direitos das crianças e adolescentes na região.

Durante a formação, a Procuradora Ana Carolina Martinhago Bahamas enfatizou a importância de combater o trabalho infantil, destacando que essa prática constitui uma violação dos direitos humanos e pode acarretar consequências graves para a saúde e o desenvolvimento das crianças e adolescentes.

Foram apresentadas diversas estratégias para identificar e denunciar casos de trabalho infantil, bem como para promover a inclusão social e a proteção integral dos direitos das crianças e adolescentes.

A formação foi recebida de forma extremamente positiva pelos profissionais presentes, que reconheceram a relevância de promover a conscientização e a capacitação para enfrentar o trabalho infantil, visando garantir um futuro mais promissor para as crianças e adolescentes de Ilhota.

A iniciativa demonstra o compromisso e a dedicação das autoridades e instituições envolvidas em proteger e promover os direitos das crianças e adolescentes, além de reforçar a importância do engajamento coletivo na luta contra o trabalho infantil. O trabalho conjunto dos profissionais da rede de proteção é fundamental para criar um ambiente seguro e favorável ao pleno desenvolvimento das futuras gerações.

 

Fonte: Assessoria de Comunicação MPT-SC

(48) 32159913/ 98835-5654/ 99961-2861

Publicado em 23/06/2023

 

 

Imprimir