• Procuradorias
  • PTM Joinville
  • Procuradoras do Trabalho promovem formação e roda de conversa para combater o trabalho infantil em Joinville

Procuradoras do Trabalho promovem formação e roda de conversa para combater o trabalho infantil em Joinville

Joinville - No último dia 15 de julho, as procuradoras do trabalho Ana Carolina Martinhago Balam e Priscila Lopes Pontinha Romanelli, coordenadoras da COORDINFÂNCIA (Coordenadoria Nacional de Combate ao Trabalho Infantil e de Promoção e Defesa dos Direitos de Crianças e Adolescentes) no Ministério Público do Trabalho em Santa Catarina, conduziram uma importante formação e roda de conversa com os Conselheiros Tutelares de Joinville. O objetivo desse encontro foi discutir estratégias eficazes para o combate ao trabalho infantil na região.

A ação foi resultado de uma valiosa parceria entre o Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti), o Ministério Público do Trabalho (MPT) e o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA). Essa união de esforços demonstra o comprometimento dessas instituições em assegurar os direitos das crianças e adolescentes e promover um futuro mais justo e igualitário para todos.

Durante o encontro, foram abordados temas fundamentais, como a legislação trabalhista vigente, as diferentes formas de identificação do trabalho infantil e as medidas que podem ser adotadas para prevenir e combater essa prática ilegal. A troca de experiências e conhecimentos entre as procuradoras do trabalho e os Conselheiros Tutelares proporcionou uma visão abrangente da problemática e permitiu a discussão de estratégias efetivas para a erradicação do trabalho infantil em Joinville.

O combate ao trabalho infantil é uma questão prioritária, pois afeta diretamente o desenvolvimento físico, mental, emocional e educacional das crianças envolvidas. É fundamental que a sociedade como um todo se una para enfrentar esse desafio e garantir que todas as crianças tenham acesso aos seus direitos básicos, como educação, saúde e lazer.

A formação e roda de conversa promovida pelas procuradoras do trabalho representam um importante passo nessa direção, fortalecendo a conscientização e a capacitação dos Conselheiros Tutelares, que desempenham um papel fundamental na proteção dos direitos das crianças e adolescentes em Joinville.

A iniciativa reforça o compromisso das instituições envolvidas em criar um ambiente seguro e favorável para o desenvolvimento pleno das crianças, além de ressaltar a importância da atuação conjunta entre diferentes setores da sociedade para enfrentar o trabalho infantil e garantir um futuro digno para todas as gerações.

 

Fonte: Assessoria de Comunicação MPT-SC

(48) 32159913/ 98835-5654/ 99961-2861

Publicado em 23/06/2023

Imprimir