• Procuradorias
  • PTM Joinville
  • Encontros da Fundação Catarinense de Educação Especial motivam inclusão das pessoas com deficiência no mercado de trabalho

Encontros da Fundação Catarinense de Educação Especial motivam inclusão das pessoas com deficiência no mercado de trabalho


Procuradores do Ministério Público do Trabalho participam dos debates

Joinville - O Procurador do Trabalho Guilherme Kirtschig representou o Ministério Público do Trabalho em Santa Catarina (MPT-SC) no "Encontro Regional de Formação Profissional e Empregabilidade da Pessoa com Deficiência: Nos Caminhos da Inclusão", realizado pela Fundação Catarinense de Educação Especial (FCEE), em Joinville.

O evento foi organizado pelo Centro de Educação e Trabalho (CENET) que, dentro da Fundação, é responsável pela colocação e o acompanhamento de pessoas com deficiência (mental, intelectual, sensorial, física, múltipla e Transtorno do Espectro Autista – TEA) no mercado de trabalho. Também oferece suporte teórico-metodológico às instituições que visam à qualificação profissional da pessoa com deficiência e empresas que mantêm essas pessoas em seu quadro funcional. Os integrantes do CENET fazem ainda, a capacitação de profissionais na área da educação profissional, oferecendo estágios e realizando cursos e assessorias.

A promoção do Encontro Regional de Formação Profissional e Empregabilidade da Pessoa com Deficiência: Nos Caminhos da Inclusão" tem por objetivo promover uma ação conjunta entre instituições de atendimento especializado, instituições de formação profissional, órgãos de assistência social, órgãos reguladores e meio empresarial no sentido de garantir à pessoa com deficiência o acesso à formação profissional e ao mercado de trabalho.

O próximo evento será realizado, em Lages, no dia 29 de novembro, com a presença já confirmada do Procurador do Trabalho Jaime Roque Perottoni. Os temas em pauta serão: a educação Profissional e Trabalho da pessoa com deficiência; perfil das pessoas com deficiência e reabilitados da previdência social; ocupantes dos postos de trabalho no Estado de Santa Catarina (2012 /2014); atuação do Ministério Público do Trabalho; e inclusão da pessoa com autismo no mercado de trabalho. Na oportunidade também serão apresentadas experiências de sucesso com a contratação de PcDs.

 

Fonte: Assessoria de Comunicação Social MPT-SC

Coordenação: Fátima Reis

Estagiária: Eduarda Hillebrandt

prt12.ascom@mpt.mp.br

(48) 32519913 / (48) 988038833

Publicado em 10/11/2017

Imprimir