Encontros da Fundação Catarinense de Educação Especial motivam inclusão das pessoas com deficiência no mercado de trabalho
Procuradores do Ministério Público do Trabalho participam dos debates
Joinville - O Procurador do Trabalho Guilherme Kirtschig representou o Ministério Público do Trabalho em Santa Catarina (MPT-SC) no "Encontro Regional de Formação Profissional e Empregabilidade da Pessoa com Deficiência: Nos Caminhos da Inclusão", realizado pela Fundação Catarinense de Educação Especial (FCEE), em Joinville.
O evento foi organizado pelo Centro de Educação e Trabalho (CENET) que, dentro da Fundação, é responsável pela colocação e o acompanhamento de pessoas com deficiência (mental, intelectual, sensorial, física, múltipla e Transtorno do Espectro Autista – TEA) no mercado de trabalho. Também oferece suporte teórico-metodológico às instituições que visam à qualificação profissional da pessoa com deficiência e empresas que mantêm essas pessoas em seu quadro funcional. Os integrantes do CENET fazem ainda, a capacitação de profissionais na área da educação profissional, oferecendo estágios e realizando cursos e assessorias.
A promoção do Encontro Regional de Formação Profissional e Empregabilidade da Pessoa com Deficiência: Nos Caminhos da Inclusão" tem por objetivo promover uma ação conjunta entre instituições de atendimento especializado, instituições de formação profissional, órgãos de assistência social, órgãos reguladores e meio empresarial no sentido de garantir à pessoa com deficiência o acesso à formação profissional e ao mercado de trabalho.
O próximo evento será realizado, em Lages, no dia 29 de novembro, com a presença já confirmada do Procurador do Trabalho Jaime Roque Perottoni. Os temas em pauta serão: a educação Profissional e Trabalho da pessoa com deficiência; perfil das pessoas com deficiência e reabilitados da previdência social; ocupantes dos postos de trabalho no Estado de Santa Catarina (2012 /2014); atuação do Ministério Público do Trabalho; e inclusão da pessoa com autismo no mercado de trabalho. Na oportunidade também serão apresentadas experiências de sucesso com a contratação de PcDs.
Fonte: Assessoria de Comunicação Social MPT-SC
Coordenação: Fátima Reis
Estagiária: Eduarda Hillebrandt
(48) 32519913 / (48) 988038833
Publicado em 10/11/2017