Evento debaterá a saúde do trabalhador no cultivo da maça em SC

Lages - As condições de saúde e segurança dos trabalhadores que atuam  no plantio e na colheita de maça, em São Joaquim e região, serão tema de um seminário, no dia 13 de novembro, na casa da Cultura, a partir das 14h. Em pauta números, legislação de proteção e fiscalização da atividade que emprega mais de 1.500 trabalhadores somente no município sede do debate, segundo dados do IBGE de 2021.

De acordo com um  mapeamento por imagem de satélite realizado pela Epagri/Ciram em 2022, dos 15.684ha de pomares de maçã em Santa Catarina, 8.692ha ficam em São Joaquim, sendo o município o maior produtor da fruta no Brasil, detento 26% de todos os pomares do país. A pesquisa também serviu para corroborar que Santa Catarina segue na liderança dessa cadeia produtiva no Brasil.

Os índices reforçam a importância do cuidado das autoridades de saúde e de quem atua na garantia de direitos dos trabalhadores para assegurar medidas de proteção a vida destes profissionais que desenvolvem a atividade pesada de uma cadeia produtiva que começa nos pomares e lá na frente reflete em números positivos para a economia interna e nas exportações brasileiras, mas com riscos iminentes de acidentes e mortes, por falta de medidas de proteção e prevenção.

Levantamentos  do SmartLab, apontam que, em 2022, São Joaquim registrou 65 acidentes de trabalho, sendo 34 sem notificação de CAT, o que representa 52,3% subnotificações. Neste mesmo levantamento e período, o município aparece com um gasto de 13,2mil somente com a concessão de Benefícios Previdenciários Acidentários para 38 trabalhadores. Também registrou 3 aposentadorias por invalidez.

No evento serão palestrantes o Procurador do Trabalho Leonardo Lobo Acosta, Coordenador da Procuradoria do Trabalho no Município de Lages, a Gerente de Saúde do Trabalhador da Secretaria Estadual de Saúde – GESAT, Regina Dal Castel Pinheiro e o Auditor fiscal do Trabalho – Marcelo Coral Xavier, da Assessoria da Fiscalização Rural do MTE/SC.

O evento, gratuito, é direcionado aos produtores de maça, trabalhadores, sindicatos e demais interessados na pauta.

Foto - arquivo GESAT
Foto - arquivo GESAT

Fonte: Assessoria de Comunicação MPT-SC

(48) 32159913/ 98835-5654/ 99961-2861

Publicado em 25/10/2023

Imprimir