• Procuradorias
  • PTM Lages
  • Saúde e segurança do trabalhador no cultivo da maçã, em pauta na segunda-feira, em São Joaquim

Saúde e segurança do trabalhador no cultivo da maçã, em pauta na segunda-feira, em São Joaquim

Lages - Na próxima segunda-feira (13), produtores, empregados, sindicatos e demais agentes envolvidos na cadeia de produção de maçã, no município que é o maior produtor da fruta no Brasil, estarão reunidos na Casa da Cultura de São Joaquim, a partir das 14h.

Eles foram convidados pelo Ministério Público do Trabalho, CEREST Estadual, CEREST de Lages e Ministério do Trabalho e Emprego para discutir e receber instruções de como proteger e garantir a saúde e segurança dos trabalhadores do setor.

Dos 7,4 mil trabalhadores com carteira assinada em São Joaquim, 1.248 atuam no cultivo de árvores frutíferas, segundo dados do IBGE de 2021. E, a atividade de pós-colheita, responde por 27% das notificações de acidentes de trabalho no município, sendo 6% no cultivo de frutas de lavoura permanente e outros 6% nas atividades de apoio à agricultura, o que exige uma atenção especial das autoridades de saúde e de quem atua na garantia de direitos dos trabalhadores.

No evento serão palestrantes o Procurador do Trabalho Leonardo Lobo Acosta, Coordenador da Procuradoria do Trabalho no Município de Lages, a Gerente de Saúde do Trabalhador da Secretaria Estadual de Saúde – GESAT, Regina Dal Castel Pinheiro e o Auditor fiscal do Trabalho – Marcelo Coral Xavier, da Assessoria da Fiscalização Rural do MTE/SC. O evento tem apoio da Prefeitura e da Secretaria Municipal de Agricultura de São Joaquim.

Serviço

SEMINÁRIO “CONDIÇÕES DE SAÚDE E SEGURANÇA DO TRABALHADOR E DA TRABALHADORA NA CULTURA DA MAÇÔ
Data: 13/11
Local: Casa da Cultura São Joaquim
Horário: Das 14h às 18h
Público: Prefeituras, Sec. Municipais de Saúde, CEREST da Região, Associação dos Produtores de Maçã, Sindicato dos Trabalhadores Rurais de São Joaquim e cidades vizinhas que fazem parte da cadeia produtiva da maçã.

Fonte: Assessoria de Comunicação MPT-SC
(48) 32159913/ 98835-5654/ 99961-2861
Publicado em 10/11/2023

Imprimir