• Procuradorias
  • PTM Joinville
  • Titular da COORDINFÂNCIA/SC participa da abertura do IV Seminário do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI) em Joinville

Titular da COORDINFÂNCIA/SC participa da abertura do IV Seminário do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI) em Joinville

Na solenidade foram conhecidos os campeões das escolas do município selecionados para disputar a etapa regional do Prêmio MPT na Escola

Joinville - A Procuradora do Trabalho, Ana Carolina Martinhago Balam, participou nesta terça-feira (04), da cerimônia de abertura do IV Seminário do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI), em Joinville, Santa Catarina. O evento foi realizado no âmbito do Projeto Resgate à Infância, e precedeu a premiação dos alunos participantes deste programa. Os vencedores das categorias música, conto, poesia e redação serão inscritos no prêmio MPT na Escola (Etapa Regional), e competirão com os trabalhos de outros 20 municípios catarinenses.

A implementação e execução do projeto Resgate à Infância em Joinville é fruto de uma parceria produtiva entre o Município de Joinville, Ministério Público do Trabalho, Justiça do Trabalho e a Universidade da Região de Joinville (UNIVILLE).


Durante a cerimônia, a Procuradora Ana Carolina, titular da COORDINFÂNCIA (Coordenadoria Nacional de Combate ao Trabalho Infantil e de Promoção e Defesa dos Direitos de Crianças e Adolescentes) no MPT-SC, proferiu um discurso sobre a importância da educação e do combate ao trabalho infantil.

"Nós precisamos mudar a maneira como nossa sociedade percebe e valoriza a infância e a educação. A cada criança que é forçada a trabalhar representa uma falha nossa enquanto sociedade", disse ela. A Procuradora também destacou a necessidade de garantir o direito inalienável à educação para todas as crianças e a importância do papel da sociedade na erradicação do trabalho infantil.
Procuradora do Trabalho Ana Carolina Balam
Procuradora do Trabalho Ana Carolina Balam

No discurso, ela agradeceu a todos que implementaram o projeto em suas escolas e destacou a Secretária de Assistência Social Fabiana Cardoso, a gerente de Ensino Deise Fausto, a Diretora Executiva da Secretaria de Saúde Marlene Oliveira, a Dra. Tatiana Sampaio Russi (Juíza do Trabalho), a Dra. Janaína Madeira (Professora da Univille e Vice-Presidente da OAB Joinville), e a Coordenadora do PETI Vanessa Bandeira Fiorentin que se uniram ao Ministério Público do Trabalho nesta causa.

Por fim, Ana Carolina reiterou a importância da união de esforços: "Juntos, podemos fazer a diferença. Juntos, podemos construir um mundo onde todas as crianças tenham a oportunidade de prosperar. Obrigada!".

O PETI é uma iniciativa crucial na luta contra o trabalho infantil, e o Projeto Resgate à Infância de Joinville é um exemplo notável de colaboração comunitária na defesa dos direitos das crianças e adolescentes.

Fonte: Assessoria de Comunicação MPT-SC

(48) 32159913/ 98835-5654/ 99961-2861

Publicado em 04/07/2023

Imprimir